Governo divulga calendário de saques do FGTS para 2020

O saque-aniversário permite receber parte do FGTS a cada ano, porém trabalhador não poderá sacar o dinheiro em caso de rescisão de contrato de trabalho.



O saque-aniversário é uma nova modalidade de saque do FGTS, que promete estimular a economia brasileira. Com ele, o trabalhador não precisará mais esperar uma demissão para receber o dinheiro guardado no fundo. Será possível obter parte do saldo no mês de seu aniversário.

Da mesma forma que o saque imediato, o saque-aniversário é válido para contas ativas e inativas do FGTS. No entanto, quem muda para esse sistema, por sua vez, perde o direito de efetuar o saque total do saldo em caso de demissão.

Por outro lado, fica mantido a possibilidade de movimentação da conta do FGTS em caso de doenças graves, compra de imóvel e aposentadoria. Também permanece o pagamento da multa rescisória de 40% do FGTS.

Valor do FGTS de Aniversário

A quantia a ser resgatada nessa modalidade é um percentual que varia de 5% a 50%, do saldo acrescido de uma parcela adicional. Quanto menos dinheiro na conta do fundo, maior o porcentual liberado para saque.

Calendário do FGTS de Aniversário 2020

A liberação dos recursos do saque-aniversário se iniciará em abril de 2020. Inicialmente, as datas dos lotes não coincidem com o mês de nascimento do trabalhador, porém, esse ponto será ajustado em 2021.

Mês de aniversário Data do pagamento
Janeiro e fevereiro de abril a junho de 2020
Março e abril ​de maio a junho de 2020
Maio e junho de junho a agosto de 2020
Julho de julho a setembro de 2020
Agosto de agosto a outubro de 2020
Setembro de ​setembro a novembro de 2020
Outubro de outubro a dezembro de 2020
Novembro de novembro de 2020 a janeiro de 2021
Dezembro de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021

Como dito, a partir do ano de 2021, o saque do FGTS passará a ser no mês de aniversário. Assim, será necessário que o trabalhador escolha o dia 1 ou 10 para receber. A diferença entre as duas datas está no acréscimo nos juros e na atualização monetária.

Como sacar?

Uma vez aderido à modalidade, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e sacar o dinheiro. Aqueles que tem conta poupança no banco tem o dinheiro creditado automaticamente.

O valor ficará na conta por três meses, contados a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

Leia mais: Abono PIS/Pasep pode ficar menor que salário mínimo




Voltar ao topo

Deixe um comentário