O Saque-aniversário é uma modalidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que permite o usuário de realizar saques anuais. A opção foi anunciada em pelo Governo Federal em 2019. Antes disso, só era possível receber a quantia caso fosse demitido sem justa causa.
O trabalhador que aderir à modalidade receberá o dinheiro de acordo com o percentual aplicado nos saldos das contas vinculadas. Isso com uma parcela adicional. Vale lembrar que caso o beneficiado opte pelo saque-aniversário e seja demitido sem justa causa, só poderá ser retirado o valor da multa do FGTS.
Além disso, caso a pessoa tenha interesse na modalidade, é necessário que entre em contato com o banco. Para facilitar a comunicação, foi disposto o aplicativo Caixa FGTS, disponível para Android e IOS, e o site da Caixa.
Saque-aniversário FGTS: Valores
Os beneficiados que optarem pelo saque-aniversário receberão a quantia com uma parcela adicional. Confira na tabela abaixo:
Saque-aniversário FGTS: Calendário
O calendário do saque-aniversário do FGTS inicia em abril, para os nascidos em janeiro e fevereiro. Confira abaixo:
O que acontece se trabalhador não aderir ao Saque aniversário?
Caso o trabalhador não queira realizar o saque-aniversário do FGTS, o dinheiro continuará no fundo. Mas, o beneficiado deve estar atento ao prazo em que o Saque imediato estará disponível. Segundo a Caixa, as quantias estarão dispostas para saque até o dia 31 de março.
Além disso, caso a pessoa não mude a modalidade para o saque anual, ela poderá retirar o dinheiro de acordo com o que for estabelecido por lei, como em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria e compra de casa própria.
Leia também: FGTS: Quem sacou R$ 500 antes da nova regra poderá retirar mais R$ 498?