Trabalhadores poderão realizar saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem precisar se dirigir à agência. Agora, basta um toque no celular e pronto. O anúncio da novidade foi feito na última segunda-feira, 17, pela Caixa Econômica Federal (CEF), atualmente responsável pelos pagamentos.
O procedimento permite a transferência dos valores via aplicativo FGTS para a conta bancária na qual o titular deseja receber o dinheiro. A função é válida para as modalidades de saque imediato, saque-aniversário, saque rescisão e em casos previstos em lei, como aposentadoria e doença.
Segundo o vice-presidente de agente operador em exercício da Caixa, Edilson Carrogi, mesmo nas situações em que for preciso apresentar documentos para a liberação do dinheiro, o trabalhador poderá enviar uma foto tirada do próprio celular. A análise da documentação e do pedido tem tempo médio de espera de até cinco dias úteis.
Faça um cadastro
Até o momento, apenas usuários Android podem realizar as solicitações de liberação e saque do FGTS via dispositivo móvel. A expectativa é que a liberação para clientes iOS aconteça até o fim desta semana.
Contudo, o cadastro no aplicativo já está liberado para ambas as plataformas. Veja abaixo como se inscrever.
- Faça o download do aplicativo, disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store;
- Com o app instalado, dê início ao cadastro preenchendo os campos relacionados ao CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e criação de senha.
- Ao final, marque a opção “Não sou um robô” e toque em “Cadastre-se”;
- No e-mail informado, o usuário receberá uma mensagem com o “Link para verificação de endereço de e-mail”. Clique para realizar a confirmação;
- Feche e abra novamente o aplicativo e digite o CPF e a senha recentemente criada;
- Para a próxima tela, basta responder as perguntas relacionadas ao trabalho, como data de ingresso e locais de atuação, entre outras.
- Para finalizar, leia os termos e condições para uso do aplicativo e aperte a opção “Continuar”; o trabalhador pode ainda informar o número do celular caso queira receber informações sobre o FGTS.
Realizando a transferência do FGTS para outra conta
Como se sabe, apenas correntistas Caixa na modalidade de poupança tem o crédito do FGTS depositado de forma automática. Dessa forma, aqueles com contas em outras instituições podem solicitar a transferência dos valores para seus respectivos bancos.
Veja a seguir o passo a passo.
- Com o aplicativo aberto na página inicial, selecione a opção “Saque Imediato das Contas FGTS”;
- Siga em “Solicitar recebimento em crédito em conta”, marcado na cor laranja.
- Toque na aba “Conta em outros bancos”;
- De forma automática, o banco preenche os espaços relacionados ao CPF e nome do titular. O titular precisará informar apenas o banco, tipo de conta (corrente ou poupança), número da agência (nesse caso sem o dígito verificador) e o número da conta;
- Vá em “Confirmar”. Confira se os dados bancários estão corretamente informados e confirme novamente;
- Surgirá na tela a mensagem de que a conta foi cadastrada com sucesso;
- Clique em “Continuar com o saque” e aguarde o recebimento da mensagem de “Solicitação efetuada com sucesso!” aparecer.
Vale ressaltar que prazo de encerramento do saque imediato do FGTS termina no dia 31 de março. Após essa data, o acesso às quantias em contas ativas e inativas ficará disponível somente pelas modalidades de saque-aniversário e rescisão.
Leia ainda: Saiba como transferir dinheiro do FGTS para outro banco utilizando o app da Caixa