A aposentadoria é um direito constitucional garantido a todos os brasileiros que atendam as regras previdenciárias. No entanto, muitos trabalhadores precisam encarar filas e espera para receber o benefício que é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Quem não consegue acesso a uma aposentadoria automática, logo após fazer o pedido pelo Meu INSS ou por meio do telefone 135, entra no grupo de 1,7 milhão que aguardam a convocação. A espera média costuma ser de 142 dias.
Entre 956,3 mil solicitações realizadas em outubro de 2019, 434,5 mil (45,4%) foram recusadas. No entanto, preparar-se durante a espera, como entregar documentos complementares necessários, pode ajudar o trabalhador a afastar o risco de ter o pedido recusado.
Extrato do Cnis
Aspirantes a aposentados do INSS que já pediram ou ainda vão solicitar o benefício, a consulta ao extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) mostrará se existe a necessidade de comprovar vínculos de trabalho ou algum período de contribuição não informado.
O extrato do Cnis pode ser retirado em qualquer agência da Previdência, após agendamento pela internet ou telefone. Também pode ser consultado diretamente pelo Meu INSS, desde que o interessado faça um cadastro.
A consulta evidencia se o tempo de contribuição é suficiente para o benefício requisitado. Caso não seja, a convocação para levar documentos ao posto será inevitável. Na agência, as anotações originais na carteira profissional devem ser suficientes para garantir a aposentadoria.
Se todas as contribuições estiverem registradas no Cnis, é possível que a aposentadoria saia de forma automática. O ideal é consultar o extrato antes de fazer o pedido. Confira abaixo como fazer isso:
- 1) Retirar no posto do INSS
Quem optar por retirar o extrato no posto do INSS deve agendar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br. No site, é necessário escolher uma agência de preferência e comparecer ao local na hora e data marcada. Também é necessário levar um documento oficial de identificação com foto e o CPF
- 2) Consultar pela internet
Para consultas online, basta que o interessado baixe o aplicativo Meu INSS ou acesse meu.inss.gov.br. É preciso criar uma senha, logar e procurar pela opção “Extrato de Contribuição (Cnis)”. Se as contribuições que aparecem forem insuficientes para a concessão do benefício, o interessado deverá levar documentação comprobatória à agência do INSS.
Documentos necessários para pedidos no INSS
Além do Cnis, alguns documentos poderão ser solicitados pelo INSS para que o interessado no benefício comprove a necessidade do recebimento. Alguns documentos são:
- Carteira de Trabalho;
- Certificado de Reservista ou dispensa (para homens);
- Certidão de Tempo de Contribuição, para funcionário público;
- Carnês de pagamento, para contribuinte individual;
- Extratos do Fundo de Garantia (FGTS);
- Holerites;
- Contratos de início e fim do vínculo de trabalho;
- Sentença de ação trabalhista;
- Cópia da ficha de registro de funcionário na empresa.
Recorrer à Justiça
A esfera judicial é um outro recursos que pode ser acionado pelo interessado em receber o benefício. Este recurso, no entanto, deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Trabalhadores que cumprem as exigências do INSS e mesmo assim não conseguem o benefício;
- Trabalhadores que não conseguirem provas complementares solicitadas pelo INSS.
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