Os aparelhos celulares se tornaram muito importantes para o dia a dia das pessoas. Com as inovações tecnológicas, até mesmo problemas financeiros podem ser resolvidos. Os bancos digitais se tornaram tendência, principalmente por anularem as dores de cabeças causadas em agências presenciais de outras instituições financeiras.
Apesar disso, as pessoas devem estar atentas à segurança em contas vinculadas aos smartphones. Recentemente, uma cliente Nubank caiu em um caso de fraude. O fato viralizou na internet, e por isso, ficou a dúvida em relação a segurança do aplicativo para efetuar transações financeiras.
Cliente Nubank é vítima de fraude
Uma mulher, cliente Nubank, sofreu assalto e seu celular foi roubado. No dia seguinte, foram transferidos R$ 146 mil de sua conta Santander para outra conta, da mesma titularidade, Nubank. De acordo com a filha da vítima, a conta nunca tinha sido usada.
Posteriormente, foram emitidos boletos para outras contas digitais, com valores correspondentes a R$ 27 mil. Os R$ 119 mil restantes foram transferidos para outras contas desconhecidas. Ainda segundo a filha da vítima, a Nubank se recusou a fornecer extratos para comprovar a fraude.
A mulher, então, prestou queixa no site Reclame Aqui e após dez dias, o extrato foi enviado. Apesar disso, não foram fornecidas informações completas. Nos comprovantes, não constavam as transferências feitas, apenas os valores. Depois da viralização do caso, outras pessoas informaram ter caído no mesmo golpe.
Resposta do Nubank
O Nubank informou, em nota, que todas as providências necessárias foram efetuadas. O banco digital também informou que as investigações vão prosseguir. A instituição financeira afirmou que possui medidas preventivas de segurança, através de biometria e senha. As transações dependem disso.
A recomendação do Nubank é de que, em casos de roubo de celular, os clientes desconectem suas contas do aparelho. A ação pode ser feita através do site ou pelo atendimento 24 horas. Isso deve ser feito o mais rápido possível.
Resposta do Santander
O Santander informou que apenas os clientes podem efetuar transferências bancárias. Por isso, é muito importante que as senhas estejam protegidas e além disso, é necessário o cuidado com os dispositivos utilizados para realizar essas operações bancárias.
Leia também: Melhores contas digitais gratuitas: Tudo que você precisa saber!