O primeiro edital do concurso PM SP com 2, 7 mil vagas para soldado, de nível médio completo, pode ser publicado ainda este mês, isso porque os trâmites de contratação da banca organizadora foram agilizados.
A corporação trabalha nos detalhes finais do contrato com a Fundação Vunesp, que já foi anunciada que será mais uma vez a responsável pela seleção. A informação foi dada pelo capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, O’Brien Pineda Teixeira, que faz parte da comissão organizadora na área de coordenação técnica.
Segundo o capitão os trâmites pendentes dependem de alguns outros setores e condições, entre elas financeiras, para formalizar a escolha a Vunesp. A banca organizadora tradicionalmente costuma organizar os concursos da PM SP o que pode agilizar todo o processo de documentação.
Se o edital não sair neste mês de março, a comissão trabalha com o prazo máximo de divulgação até o mês de abril, uma vez que tem outro documento previsto com mais vagas para soldado para ainda este ano.
Vagas do concurso PM SP
O aval do concurso PM SP para o ano de 2020 foi confirmado em janeiro com a oferta de 5.400 vagas para a carreira de soldado 2ª classe. Os ganhos iniciais para a carreira são de R$ 3.164,58 e após o estágio probatório passa para R$3.497.
As vagas serão distribuídas entre dois editais, esse primeiro que deve sair até abril e outro que ainda não tem data marcada. Para concorrer é necessário ter os seguintes requisitos:
- Nível médio completo;
- Carteira Nacional de Habilitação entre as categorias B e E;
- Idade entre 17 e 30 anos; e
- Altura mínima de 1,55m para mulheres e de 1,60 para homens.
Além das mais de 5 mil chances para soldado, o concurso também trará vagas para 2º tenente médico PM (41 vagas); aluno oficial PM ( 130 vagas); e para 2º tenente dentista PM (26 vagas) o que totaliza 5.605 vagas este ano no concurso PM SP.
Como poderão ser as provas do concurso PM SP?
De acordo com o último concurso que aconteceu em 2019, que também foi organizado pela Vunesp, os candidatos para o cargo de soldado tiveram que passar por várias etapas de seleção, foram elas: Prova escrita, Redação, Teste de aptidão física; Exames de saúde e psicológicos; Avaliação de conduta social; e Análise documental.
A prova objetiva para soldados contou com 60 questões distribuídas entre as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa e Interpretação (20)
- Matemática (14)
- Conhecimentos Gerais (14)
- Noções Básicas de Informática (06)
- Noções de Administração Pública (06)
Para mais informações, acesse:
Veja também: Melhores concursos com inscrições abertas! Mais de 211 MIL vagas para todos os níveis