Um novo edital para ingresso na Marinha do Brasil foi divulgado no Diário Oficial da União! O documento traz 60 vagas para processo seletivo em curso de aquaviários -marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas nível 1.
Para concorrer, é necessário ter a partir do ensino fundamental, 18 anos completos em 11 de maio de 2021, estar em dia com as obrigações militares, além de outros requisitos listados a seguir:
- Ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado;
- Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia e CPF;
- Estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral;
- Não estar na condição de réu em ação penal;
- Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
- Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente.
Como será o curso de formação de aquaviários?
O curso de formação de aquaviários moço de máquinas será dividido em dois períodos, sendo primeiro o escolar (realizado em sala de aula), já o segundo será um Programa de Instrução no Mar (PIM).
Se aprovado no período escolar, o estudante passa ao PIM como Aluno Estagiário, em um período mínimo de dois meses, a bordo de embarcações mercantes. A ministração do curso será em regime de externato, no período estipulado pelo órgão.
O curso será totalmente gratuito, com o material de ensino sendo oferecido por empréstimo. Os alunos terão direito à merenda escolar, mas não a alojamento. Somente após aprovado no Curso de Formação de Aquaviários Moço de Máquinas (CFAQ-MOM), após o PIM, o aluno será declarado moço de Máquinas.
Inscrições para concorrer ao curso
As inscrições para processo seletivo estarão abertas a partir de 16 de março pelo site da Marinha (clique aqui para acessar). O prazo para cadastros segue até dia 20 do mesmo mês. Para se inscrever será necessário preencher formulário com dados solicitados.
Taxa de inscrição no valor de R$ 8,00 será cobrada por meio de boleto bancário. Após inscritos, os candidatos devem passar por duas etapas de avaliação, são eles: testes de suficiência física
e apresentação no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO) além de matrícula no curso.
Os testes de suficiência física estão previstos para os dias 24 e 25 de março. O resultado final do exame deve ser divulgado no dia 31 de mesmo mês. A apresentação no CTFFAO está previstas para acontecer no dia 2 de abril, enquanto que o período para matrícula abre no dia 11 de maio no Ciaga.
Para mais informações, acesse:
Veja também: Empresa de transporte abre concurso com salário de até R$ 8,7 mil