Ao tentar se inscrever no aplicativo ou site do auxílio emergencial muitas pessoas têm relatado que o sistema informa que há um problema no CPF. O erro pode estar acontecendo por causa da grande demanda no horário em que o cidadão está solicitando o benefício.
Por isso, a Receita Federal orienta que a pessoa acesse o aplicativo da Caixa Econômica Federal novamente e em diferentes períodos do dia, caso não consiga o cadastro da primeira vez.
Porém, mesmo após várias tentativas, se o cadastro ainda não tiver sido realizado, a orientação é verificar se o CPF está em situação “irregular” por meio do site da Receita Federal. Importante ressaltar que para conseguir se cadastrar para receber o auxílio de R$ 600,00 é necessário que o CPF esteja ativo.
Caso o seu esteja em situação irregular acesse o site da Receita e preencha formulário eletrônico pelas opções de “Alteração de Dados Cadastrais no CPF” ou “Chat RFB”. Se não for possível regularizar a situação pelo site, os cidadãos também podem ter atendimento por e-mail corporativo da Receita Federal.
É necessário enviar mensagem com o pedido de regularização com documentos anexados (a lista consta no site da Receita). Veja a jurisdição por estado e respectivos e-mails corporativos:
- 1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) – atendimentorfb.01@rfb.gov.br
- 2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) – atendimentorfb.02@rfb.gov.br
- 3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) – atendimentorfb.03@rfb.gov.br
- 4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) – atendimentorfb.04@rfb.gov.br
- 5ª Região Fiscal (BA e SE) – atendimentorfb.05@rfb.gov.br
- 6ª Região Fiscal (MG) – atendimentorfb.06@rfb.gov.br
- 7ª Região Fiscal (ES e RJ) – atendimentorfb.07@rfb.gov.br
- 8ª Região Fiscal (SP) – atendimentorfb.08@rfb.gov.br
- 9ª Região Fiscal (PR e SC) – atendimentorfb.09@rfb.gov.br
- 10ª Região Fiscal (RS) – atendimentorfb.10@rfb.gov.br
Se caso persistir o erro mesmo estando com o CPF regularizado, Receita orienta para que o cidadão verifique, no ato do preenchimento do aplicativo Caixa, se o seu nome, o nome da mãe, e data de nascimento coincidem com os dados que constam na base da Receita Federal.
A Caixa ainda disponibiliza o número 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio.
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