O edital para o concurso do Banco do Brasil 2020 deve ser publicado em breve. O documento estava previsto para ser divulgado no primeiro trimestre deste ano, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, precisou ser adiado.
A assessoria do Banco do Brasil confirmou que a expectativa é para contratar escriturários na a área da tecnologia. Porém, também estão previstas oportunidades para escriturário generalista, de perfil mais tradicional. Estes para atuarem nas atividades administrativas e bancárias.
É importante destacar que os interessados no cargo de escriturário, independente do perfil procurado pelo banco, devem ter nível médio. Com isso, os futuros concorrentes podem saber que não é exigido nível técnico ou superior para se inscrever no concurso do Banco do Brasil 2020.
Concurso Banco do Brasil 2020: Salários e benefícios
Os aprovados no concurso Banco do Brasil 2020, na função de escriturário, recebem a remuneração de R$ 4.036,56 mensais. Além disso, também inclui-se:
- Auxílio-transporte
- Participação nos lucros
- Plano de saúde e odontológico
- Auxílio creche-babá
- Auxílio ao filho com deficiência
- Possibilidade de ascensão profissional
Último edital do concurso Banco do Brasil foi para a área de T.I
O último edital do concurso Branco do Brasil, divulgado em 2018, foi para a área de Técnico em Informática. A banca organizadora, Fundação Cesgranrio, aplicou as avaliações nas seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
As oportunidades foram destinadas a Basília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para concorrer, foi necessário que os candidatos tivessem acima de 18 anos, além de diploma de curso de nível médio, expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação (MEC).
Confira as etapas do último concurso Banco do Brasil:
- Prova objetiva, caráter eliminatório e classificatório
- Prova de redação, caráter eliminatório
- Aferição da veracidade da autodeclaração de candidatos pretos ou pardos
- Procedimentos admissionais e perícia médica, caráter eliminatório
STF defendeu publicação de novo edital
Ano passado um concurso para o Banco do Brasil foi especulado. Porém, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), prosseguiu com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) sobre um novo certame para nível superior.
Segundo o portal do STF, “O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável […] a cassação de decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) que determinou a necessidade de realização de concurso público específico para desempenho de profissões de nível superior. Com isso, fica revogada liminar concedida por ele anteriormente que havia suspendido o ato do TRT-10.”
O site ainda complementa que “A decisão do TRT-10 se deu em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o desvio de escriturários de nível médio do banco para atuação em funções de grau superior.”
“Ao julgar recurso ordinário, a corte trabalhista anulou norma interna da instituição por contrariedade à regra geral do concurso público, mas manteve as nomeações já efetuadas e determinou que o BB somente nomeie empregados para as profissões de nível superior após aprovação em concurso público específico para a respectiva profissão”, completa.
Leia também: Concurso Banco do Brasil: Previsões apontam para edital de nível médio e salário de R$ 4.036,56