O Auxílio Emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 pode ser garantido a trabalhadores que tiveram rendas impactadas pela pandemia do coronavírus.
O pagamento está sendo liberado desde o início de abril e abrange autônomos, intermitentes, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs).
Apesar de ter início no mês passado, a solicitação do Auxílio Emergencial pode ser feita até o dia 2 de julho. Mesmo que solicitar mais tarde terá acesso ao pagamento das três parcelas. Além disso, é possível que alguns pagamentos sejam feito de forma acumulada.
Como fazer o cadastro do Auxílio Emergencial?
O cadastro do Auxílio Emergencial pode ser feito por meio do site auxilio.caixa.gov.br ou app CAIXA Auxílio Emergencial. Caso o trabalhador esteja apto a receber, ele deve informar na plataforma o nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
Depois, é preciso informar o número do celular e também a operadora. Será enviado um código de confirmação por SMS. Em seguida, o requerente deve informar a atividade em que trabalhava, quanto ganhava e a cidade em que morava.
A plataforma também exige a informação do grupo familiar: quantidade de pessoas na casa, grau de parentesco, data de nascimento e CPF dos informados.
Por fim, será preciso definir como receber o auxílio. Há opção para recebimento em conta já existente na Caixa, em outro banco ou via conta digital.
Quem tem direito ao Auxílio Emergencial?
O Auxílio Emergencial é garantido para trabalhadores que atendam os seguintes requisitos:
- Idade superior a 18 anos;
- Ser trabalhador autônomo, liberal, intermitente, desemprego ou microempreendedor individual (MEI);
- Não receber benefícios ou seguridades de outro programa, além do Bolsa Família;
- Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo ou ter renda familiar mensal total de até três salários mínimos.
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