Recentemente, o Nubank anunciou que vai bloquear ou cancelar o serviço de cartão de crédito de alguns usuários. O motivo: alguns deles estariam utilizando de truques para pagar a fatura do roxinho.
A prática acontece da seguinte forma: por meio de carteiras digitais, as chamadas e-wallets, a exemplo o Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay, o usuário utiliza o limite do próprio cartão para quitar seus gastos mensais com o cartão de crédito Nubank.
De acordo com a fintech, a prática é irregular, pois gera o adiamento do valor devido em um mês, sem correção monetária, ou seja, livre de juros e encargos financeiros.
Outra irregularidade utilizada de forma indevida por algumas pessoas está em depositar dinheiro do Nubank na conta de titularidade do usuário através de de boleto bancário. E tudo com o próprio crédito do Nubank para o pagamento com transferência sem juros.
Isso resulta em débito inserido na fatura seguinte, o que faz com que o pagamento não seja realizado, sendo sempre adiado.
Com o aumento no número de usuários, o objetivo das carteiras digitais tem sido trazer mais praticidade e segurança aos consumidores. Por meio delas, o usuário pode fazer o cadastro de cartões de crédito para uso tanto em lojas físicas, como digitais, quitação de boletos além de pagamentos via QR Code e até mesmo recarga de celular.
Nubank diz que prática acarreta no bloqueio ou cancelamento do cartão
Para colocar um fim nesse tipo de fraude, o Nubank anunciou que pode bloquear ou até mesmo cancelar o cartão de crédito do usuário que estiver fazendo o uso indevido.
O truque vai contra o modelo de negócio da empresa, visto que o banco digital admite adiar fatura sem que haja a cobrança de juros de crédito rotativo, atualmente entre 2,75% e 14% ao mês. O Nubank ainda acrescentou que a situação caracteriza “quebra” de contrato por parte do cliente.
Isso pode ocasionar o cancelamento dos serviços da ferramenta a qualquer momento e sem necessidade de especificar motivo. Para estes casos, apenas emite-se uma notificação para ciência do cliente com cinco dias antes do bloqueio ou cancelamento.
Em nota, o Nubank declarou que não é contra o uso de carteiras digitais. No entanto, reforça que as funcionalidades do serviço sejam utilizadas para outros fins, como pagamentos de contas de água, luz, telefone e outros.
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