Concurso Banco do Brasil de nível médio segue previsto para 2020. Inicial de R$ 4.036,56!

Próximo concurso BB terá vagas para escriturário de nível médio. Jornada de trabalho é de 30 horas semanais.



Atenção, concurseiros! Quem está estudando para o concurso Banco do Brasil 2020 deve continuar se dedicando. Isso porque a liberação de um novo edital para o cargo de escriturário está prevista para acontecer ainda este ano.

Porém, não há uma data definida. O que se sabe é que o próximo certame ocorrerá a nível nacional, com oferta de vagas também para a área de tecnologia. Confira abaixo mais detalhes sobre o exame.

Quando será o próximo concurso do Banco do Brasil?

Inicialmente, a expectativa era que o novo edital fosse lançado em março de 2020, o que de fato não aconteceu. Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a instituição teve de revisar seu cronograma de concursos.

Oficialmente, o BB nega a existência de um concurso público próximo de ser lançado. Contudo, apesar da negativa, historicamente, o banco já lançou editais de forma inesperada, mesmo quando não havia sequer a previsão de um novo edital.

Dessa forma, o mais recomendado é que os interessados em ingressar na estatal continuem estudando e se dedicando para se dar bem na prova.

Cargos do concurso Banco do Brasil

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, o intuito é recrutar escriturários para a área de tecnologia. Mas, além do cargo, a instituição pode liberar vagas para escriturário generalista, profissionais com perfil tradicional e desempenho nas atividades administrativas/bancárias.

Remuneração e benefícios

A remuneração para o cargo de escriturário é R$ 4.036,56, estando no valor já incluso os auxílios alimentação e refeição. A carga horária de trabalho é 30 horas semanais.

Mas além disso, o contratado pode receber outros benefícios, como auxílio-transporte, conforme o local em que resida e a agência em que estiver lotado; planos de saúde e odontológico; previdência privada com participação do banco; participação nos lucros; auxílio-creche/babá e auxílio ao filho com deficiência.

Outro ponto muito importante na instituição é o investimento na qualificação do quadro de funcionários, além da possibilidade de ascensão profissional.

Atribuições dos cargos no Banco do Brasil

O cargo exige apenas a formação de nível médio. As atribuições das funções, tanto de escriturário generalista (tradicional) quanto o de tecnologia, descritas nos últimos editais de 2015 e 2018, são as de atendimento ao público e no caixa (se necessário), contatos com clientes, emissão de informações aos clientes e usuários.

Outros atributos são a atualização/manutenção de dados dos sistemas operacionais; controles estatísticos; redação de correspondências; verificação de relatórios e documentos; além de qualquer outra atividade equivalente ao cargo ocupado no BB.

Últimos concursos Banco do Brasil: Prova objetiva e redação

O último concurso do BB para o cargo de escriturário tradicional, aberto em 2015, contou com prova objetiva e redação. A prova objetiva possuía 70 questões, distribuídas em conhecimentos básicos e específicos.

Nos conhecimentos básicos, constavam as matérias de Português (10), Raciocínio Lógico-Matemático (10) e Atualidades do Mercado Financeiro (5). Já nos conhecimentos específicos, Atendimento (10), Conhecimentos Bancários (10), Técnica de Vendas (10), Cultura Organizacional (5), Informática (5) e Inglês (5).

A prova para escriturário com o perfil na área de Tecnologia, realizada em 2018, também possuía 70 questões e a redação. Na parte dos conhecimentos básicos, houve Português (5), Inglês (5), Matemática (5) e Atualidades do Mercado Financeiro (5). Enquanto os conhecimento específicos contou com Probabilidade e Estatística (20), Informática (20) e Conhecimentos Bancários (5).

Caso permaneça as mesmas disciplinas do concurso do BB de 2018, a vantagem é a redução do número de matérias, isso se comparada a seleção de 2015.

Entretanto, é importante frisar que o BB buscar inovar nos seus concursos. Assim, o conteúdo programático das provas pode ser reformulado. Com isso, algumas disciplinas podem ser incluídas ou excluídas ou, no caso, mudar o peso das já existentes.

Diferença entre os conteúdos

A distinção entre o concurso para escriturário tradicional (generalista) do escriturário com foco em tecnologia consiste no programa e peso de suas disciplinas, já que as competências e habilidades exigidas a ambos são iguais.

Em comparação ao edital do concurso do BB de 2015 (escriturário tradicional), no edital de 2018 (escriturário da área de tecnologia) foi incluída a disciplina de Probabilidade e Estatística no conteúdo programático.

Além disso, foram retiradas da lista as matérias de atendimento, cultura organizacional e técnica de vendas. Houve a distribuição do número de questões por disciplina e o conteúdo de informática passou a ser mais abrangente.

Leia ainda: 2 concursos DETRAN estão com editais confirmados para 2020; Veja quais são!




Voltar ao topo

Deixe um comentário