O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Boudens confirmou o envio pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ao Ministério da Economia um novo pedido de concurso público para a Polícia Federal. A solicitação é de 1.508 vagas para as áreas policial e administrativa.
Como o pedido anterior de concurso PF foi negado pelo governo, o certame não avançou e não tem mais validade. A corporação agora aguarda um aval do pedido para publicar edital.Veja respectivamente os cargos e o número de vagas que constam na nova solicitação:
- Administrador – 21 vagas
- Agente – 540 vagas
- Agente administrativo – 349 vagas
- Assistente social – 10 vagas
- Arquivista – 8 vagas
- Bibliotecário – 1 vaga
- Contador – 9 vagas
- Delegado – 100 vagas
- Escrivão – 300 vagas
- Papiloscopista – 60 vagas
- Médico – 65 vagas
- Economista – 3 vagas
- Enfermeiro – 3 vagas
- Engenheiro – 1 vaga
- Estatístico – 4 vagas
- Farmacêutico – 1 vaga
- Nutricionista – 1 vaga
- Odontólogo – 11 vagas
- Psicólogo – 5 vagas
- Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
- Técnico em comunicação social – 3 vagas
Um calendário que previa as etapas do concurso PF da área policial recentemente vazou nas redes sociais, as datas eram uma sugestão ao governo caso o aval fosse publicado em 25 de maio com a expectativa do concurso sair em outubro.
Como a autorização do governo não saiu, a PF enviou o novo pedido de edital, levando em consideração a rapidez da corporação nos trâmites do último certame, se o aval foi divulgado, o edital pode sim ser publicado daqui quatro meses.
A Polícia Federal em 2018 recebeu a autorização do concurso no mês de abril e tinha até seis meses para abrir o edital, mas isso aconteceu bem antes do prazo, apenas dois meses depois, em junho, ela definiu a banca e lançou o documento.
Lembrando que depois de autorizado o concurso, o governo federal dá até seis meses para que os órgãos publiquem. Por esse motivo, se o aval sair até 30 de junho a PF deve divulgar o edital ainda em 2020.
Um pouco sobre o último concurso PF
Em 2018 acaonteceu o último concurso PF para a área policial, a oferta foi de 500 vagas. A banca organizadora foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). As chances foram distribuídas para delegado, agente, escrivão,perito e papiloscopista, todos exigem nível superior completo.
Veja também: Concurso Guarda Municipal reabre inscrições para ensino médio completo