Trabalhadores nascidos em maio ou junho e que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem sacar o benefício. A modalidade permite saques anuais ao Fundo, conforme o mês de aniversário do beneficiário.
O dinheiro poderá ser retirado até 31 de agosto, no caso de beneficiários nascidos em maio ou junho. Para participar do programa ainda em 2020, o trabalhador precisa optar pela modalidade até o último dia do mês em que ele nasceu.
Vale lembrar que a adesão ao saque-aniversário inibe o direito ao saque rescisão, quando há demissão sem justa causa. Foi mantida apenas a multa de 40%. Contudo, saques do FGTS em casos de doenças graves, aposentadorias, compra de imóvel próprio não são afetados pelo saque-aniversário.
Calendário Saque-aniversario
Veja abaixo a data de liberação de todos os lotes referentes ao benefício:
- Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
- Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020; A partir de 1º de junho.
- Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020;
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021; e
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
Qual valor pode ser sacado?
O valor que pode ser sacado varia conforme o quanto a pessoa tem disponível no Fundo. A partir daí, é aplicada uma tabela com alíquota que variam entre 5% e 50% sobre o saldo total acrescido de parcela adicional, que pode chegar a R$ 2.900,00. Veja a seguir:
Onde é depositado o saque-aniversário?
O trabalhador que aderiu ao saque-aniversário pode receber as parcelas anuais diretamente em uma conta de sua titularidade, seja na Caixa Econômica Federal ou outra instituição financeira.
O valor do saque será sempre o mesmo?
Não. A quantia será calculada de acordo com o total que o trabalhador tiver nas contas do FGTS, tanto ativas ou inativas. Com isso, é possível que os valores mudam a cada ano, a medida que novos saques vão sendo feitos.
Outra situação é em caso de o trabalhador ficar desempregado, por exemplo. Nesse caso, o saque-aniversário sobre a conta inativa acontecerá enquanto houver dinheiro disponível no Fundo.
Quem aderiu ao saque aniversário pode mudar de ideia?
Sim, mas terá que esperar dois anos. Caso alguém opte pelo saque-aniversário neste mês e decide voltar para a opção de saque com a rescisão, a mudança para a regra a antiga acontecerá somente a partir de março de 2022.
Leia ainda: 60 milhões vão receber até R$ 1.045 de FGTS; Calendário começa em 15 de junho!