O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) vai prorrogar por mais três meses o pagamento do auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os benefícios foram antecipados neste ano no valor de R$ 1.045 mensais para os trabalhadores que solicitaram e estão na fila para receber.
A antecipação aconteceu por motivo da pandemia do coronavírus que causou o fechamento das unidades de atendimento INSS, impedindo que os exames presenciais feitos pela perícia do instituto e exigidos para receber os benefícios, fossem realizados.
Como a crise sanitária não acabou e medidas de proteção aos beneficiários precisam ser tomadas, de acordo com o governo é necessário evitar que as pessoas se exponham e saiam de casa para dar encaminhamento aos pedidos dos auxílios, por isso eles serão prorrogados.
Agências do INSS reabrem dia 13 de julho
A previsão é que as agências físicas do INSS voltem a funcionar a partir de 13 de julho (segunda-feira), mas ainda com cerca de 80% do atendimento. A retomada se dará aos poucos com a abertura de aproximadamente 60% das agências. De acordo com o órgão, todas as grandes cidades voltarão a ser atendidas.
Os funcionários do INSS que estão dentro do grupo de risco, com mais possibilidades de desenvolver um quadro grave de Covid-19, vão seguir em teletrabalho. Importante informar que em áreas remotas da Amazônia, o órgão já retomou os atendimentos físicos há duas semanas, nesse locais as comunidades ribeirinhas dependem de atendimento por meio de barco.
Veja também: Saiba como pedir o auxílio doença no INSS durante a quarentena; Confira passo a passo!