Vários golpes envolvendo o auxílio emergencial vêm sendo aplicados por meio de sites e aplicativos falsos que se fazem passar por órgãos oficiais, como a Caixa Econômica Federal.
Os fraudadores fazem com que os usuários digitem os dados do documento, senhas de cartão e outras informações pessoais fingindo ser canais oficiais para cadastro no auxílio.
E não é só isso, propagandas de promoções na internet que se dizem imperdíveis levam o cidadão a clicar em links que escondem vírus, programas que roubam dados do computador do usuário.
A partir destes dados roubados, os criminosos tem passe livre para se inscreverem no auxílio emergencial ou aplicar outros diversos tipos de golpes eletrônicos.
Por isso, a orientação é duvidar de pedido de cadastro e solicitação de dados por sites que não são os oficiais, a mesma coisa se aplica a mensagens de Whatsapp e SMS com links para o auxílio emergencial.
Como não cair nos golpes do auxílio emergencial?
Importante destacar que a Caixa não manda mensagens de Whatsapp ou SMS sobre o auxílio para ninguém, por isso, qualquer contato em nome da instituição pode ser considerado uma tentativa de golpe. As orientações do banco para se proteger contra as fraudes são:
- não acreditar e clicar em links de ofertas na internet que parecem imperdíveis
- não clicar em links recebidos por mensagem de Whatsapp ou SMS;
- se, por acaso, abrir um desses links, não informar seus dados bancários;
- ao receber um telefonema, não informar os dados pessoais e bancários.
Quais são os canais oficiais?
Para não cair em golpes e manter os seus dados seguros, saiba quais são os canais oficiais da Caixa para pedir o auxílio emergencial e acompanhar a solicitação:
- Para pedir, a Caixa disponibiliza o site auxilio.caixa.gov.br;
- Já para sacar, pagar contas, fazer compras e transferir o dinheiro a Caixa oferece o aplicativo Caixa Tem , os caixas eletrônicos e Internet banking, esse último apenas para clientes do banco;
- Em caso de dúvidas ligue para a central de atendimento da Caixa pelo telefone 111
Como saber se sofri golpe?
A empresa de tecnologia da Previdência, Dataprev criou um canal para que os cidadão verifiquem se o seu CPF foi utilizado em um pedido de auxílio, e o site consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta.
Para saber se o seu nome foi utilizado em golpe para pedir o auxílio, informe o seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Se a mensagem mostrada for de “requerimento não encontrado”, não há pedido de auxílio usando o seu CPF.
O que fazer se sofri golpe?
Vá até a Polícia Civil e faça um registro de ocorrência, denuncie o fato ao Ministério da Cidadania pelo telefone 121. Você também pode comunicar o acontecido em uma da agências da Caixa.
Veja também: Auxílio emergencial negado: Veja como desempregados podem refazer o cadastro