De acordo com relatos de alguns clientes na redes sociais e no próprio chat do Nubank, a fintech descontou até R$ 600 de suas contas por causa de ajuste, com a seguinte mensagem “Ajuste realizado – 600,00 R$”.
O banco digital declarou que o ajuste foi feito por problemas originados na Caixa Econômica Federal (CEF), pois entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, alguns clientes do Nubank realizaram pagamento de boletos por meio da Caixa e receberam em sua conta digital um valor superior a quantia correta.
Em nota, o Nubank diz que “O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF”. O que aconteceu foi que assim que informado pela Caixa sobre a situação dos boletos com valor superior, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da Caixa, iniciou o processo de estorno das quantias excedentes de volta para o banco estatal.”
Porém, o Nubank logo suspendeu as devoluções assim que identificou inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa, a fintech teria detectado imprecisão nos dados fornecidos durante o processo de retirada do dinheiro dos clientes.
Agora, a fintech declarou em nota que está revertendo os valores. “O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha.”
O banco digital ainda acrescentou que, “Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”
Nota do Nubank na íntegra
A nota da fintech foi publicada na NuCommunity por um porta voz identificado como lucasms. Veja o texto na íntegra abaixo:
Boa noite, comunidade!
Ontem, 07/07/20, recebemos vários relatos sobre estornos de valores dentro de algumas Contas do Nubank. Como esse é um tema muito importante e sempre buscamos ser transparentes com nossos clientes, gostaríamos lamentar o transtorno causado e esclarecer os acontecimentos.
Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa.
Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, agindo de boa fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.
Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.
Qualquer sugestão, estamos à disposição aqui. Se tiver dúvida específica sobre o seu caso, pode nos acessar nos nossos canais de atendimento.
Contato com o Nubank
Os clientes que ainda não tiveram o dinheiro devolvido podem entrar em contato com o Nubank direto pelo chat no aplicativo e fazer a reclamação. Mova o carrossel na parte inferior do aplicativo e clique em “Me Ajuda.”
Outros canais de atendimento também são disponibilizados como:
- E-mail: meajuda@nubank.com.br
- Telefone: 0800 608 6236
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