Novidade para quem pretende seguir carreira na Polícia Militar. Nesta segunda-feira, 17, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, autorizou a realização de um novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (concurso PMERJ). São previstas 32 vagas para o cargo de Oficial.
Desta forma, a corporação poderá definir a equipe responsável pelos preparativos do certame, a fim de elaborar o projeto básico do concurso, contratar a banca organizadora e preparar o edital.
Os candidatos à carreira de Oficial devem possuir nível superior em Direito. Além disso, é necessário ter até 35 anos na data de publicação do edital. A altura mínima exigida é de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60 para sexo feminino.
As vagas ofertadas foram abertas devido a aposentadorias, mortes ou exonerações de oficiais ocorridas desde setembro de 2017, quando o Regime de Recuperação Fiscal foi implantado no estado.
Existem chances de que o concurso seja aberto ainda neste ano, ou no máximo no início de 2021, embora até o momento não haja uma previsão de quando o edital será publicado.
Considerando o edital anterior, a remuneração inicial para os oficiais pode chegar a R$ 7.605,10, incluindo os benefícios.
Último concurso PMERJ foi realizado em 2018
O último concurso público para seleção de oficiais para a PM do Rio de Janeiro foi realizado em 2018 (Concurso PMERJ 2018). O aval foi concedido em julho, e o edital foi publicado em dezembro daquele ano.
Na ocasião foram ofertadas 37 vagas, com mais de 4 mil candidatos inscritos na seleção. Os requisitos para o cargo eram graduação em Direito, idade máxima de 35 anos de idade na data de publicação do edital e altura mínima de 1,65 para homens e de 1,60 para mulheres.
A banca organizadora do certame foi o Ibade. O concurso foi constituído por cinco etapas, a saber:
- Provas objetivas e discursivas;
- Exame antropométrico e teste de aptidão física;
- Exame psicológico;
- Exame de saúde;
- Exame social e documental.
Na prova objetiva do concurso PMERJ 2018, os candidatos tiveram que responder a 60 questões, cuja pontuação máxima foi de 80 pontos. Confira a distribuição das questões por disciplina:
- Direito Administrativo – 15 questões
- Direito Constitucional – 15 questões
- Direito Penal – 15 questões
- Direito Processual Penal – 10 questões
- Direito Penal Militar – 5 questões
Já a prova discursiva consistiu na elaboração de um texto dissertativo sobre o tema enunciado no caderno de questões. A nota máxima era de 20 pontos.
O edital anterior é uma excelente opção para orientar os candidatos durante a preparação para o concurso, especialmente quando a última seleção é tão recente, como é o caso da PMERJ.
Para mais informações, consulte o Edital concurso PMERJ 2018 – Oficiais