Todo trabalhador com um emprego formal, isto é, contratado pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Criado com o objetivo de proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, o fundo pode ser sacado em determinadas situações, ou após a liberação do Governo Federal, como foi o caso do saque imediato e do saque aniversário, realizados em 2019.
Devido a crise do novo coronavírus, o governo liberou o saque do FGTS em caráter emergencial, a fim de auxiliar aqueles que foram prejudicados pela pandemia.
Uma dúvida comum a muitos trabalhadores que estão em um emprego recente, ou seja, por um período inferior a um ano, é se eles tem direito ao pagamento, apesar de estarem trabalhando a pouco tempo.
Se este é o seu caso, fique tranquilo: você também tem direito ao saque emergencial do FGTS! Conforme a decisão do governo, o valor está liberado para contas ativas (do emprego atual) e inativas (de empregos anteriores), independente do período.
Entretanto, vale ressaltar que o saque tem o valor limite de R$ 1.045,00. Isto é, mesmo quem possui outras contas do Fundo de Garantia ou um saldo maior não poderá retirar um valor superior.
Calendário do saque emergencial
O calendário do saque emergencial do FGTS segue o mês de nascimento dos trabalhadores. Inicialmente, o depósito é feito em uma poupança social digital da Caixa Econômica Federal, sendo que o valor só poderá ser utilizado para o pagamento de boletos ou realização de compras online.
Somente algumas semanas depois é que o dinheiro poderá ser sacado nas agências ou transferido para contas em outros bancos. Confira o calendário completo e saiba quando você poderá receber:
Depósito em conta
- Nascidos em janeiro – 29 de junho
- Nascidos em fevereiro – 6 de julho
- Nascidos em março – 13 de julho
- Nascidos em abril – 20 de julho
- Nascidos em maio – 27 de julho
- Nascidos em junho – 3 de agosto
- Nascidos em julho – 10 de agosto
- Nascidos em agosto – 24 de agosto
- Nascidos em setembro – 31 de agosto
- Nascidos em outubro – 8 de setembro
- Nascidos em novembro – 14 de setembro
- Nascidos em dezembro – 21 de setembro
Saque e transferência
- Nascidos em janeiro – 25 de julho
- Nascidos em fevereiro – 8 de agosto
- Nascidos em março – 22 de agosto
- Nascidos em abril – 5 de setembro
- Nascidos em maio – 19 de setembro
- Nascidos em junho – 3 de outubro
- Nascidos em julho e agosto – 17 de outubro
- Nascidos em setembro e outubro – 31 de outubro
- Nascidos em novembro e dezembro – 14 de novembro
Leia também: Novo FGTS é liberado! Veja como consultar o saldo e quando poderá sacar