Os trabalhadores que buscam se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas encontram dificuldades em atualizar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), terão mais facilidade para conseguir a renda previdenciária. Isso porque, neste mês, o instituto deixou de exigir a documentação original para atualizar o cadastro.
A partir de agora, será aceito cópias simples de documentos para dar andamento na análise de solicitações de benefícios. Isso facilita o cálculo e concessão da renda previdenciária, uma vez que não será necessário apresentar as cópias autenticadas.
Com a medida, o INSS pretende reduzir a fila de 771 mil requerimentos para cumprir exigências do instituto. Além disso, as pendências poderão ser resolvidas sem que haja a necessidade do segurado se deslocar até uma das agências do INSS, que começaram a reabertura gradual na última semana.
Problemas cadastrais
O segurado pode ter problemas com o cálculo ou concessão do seu benefício quando há algum erro no CNIS. Para verificar se há alguma inconsistência nas informações cadastrais, o interessado pode consultar o “Extrato de Contribuição CNIS” pelo Meu INSS, basta digitar login e senha.
Se houver algum erro, o segurado poderá fazer a retificação pelo próprio aplicativo. Para isso, será necessário enviar cópias legíveis de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, entre outras.
Leia mais: Pente-fino do INSS deve cortar 1,7 milhão de beneficiários. Saiba como manter seu benefício
Antes, para fazer essa atualização, era necessário apresentar cópias originais, mas agora serão aceitas cópias simples. A dispensa vale para para requerimentos em andamento, em qualquer fase da análise de reconhecimento e manutenção de direito.
No entanto, nos processos em que há apuração de irregularidade em relação às informações nos documentos, o INSS poderá exigir os comprovantes originais para verificar a autenticidade e integridade dos documentos.
Passo a passo para atualizar o CNIS
Primeiro, acesse o portal Meu INSS e faça o login. Em seguida, escolha a opção “Agendamentos/requerimentos” e clique em “Novo requerimento”. No campo “Pesquisar”, digite a palavras “Dados” e selecione o serviço desejado.
Posteriormente, clique em “Novo requerimento” e digite no campo “Pesquisar” a palavra “Atualização”. Por fim, acompanhe o andamento pelo Meu INSS na opção “Agendamentos/requerimentos”.