Muitas instituições financeiras costumam verificar o score da pessoa antes de liberarem empréstimos e cartão de crédito. Isso porque a pontuação, que varia de zero a 1.000, revela quem paga as contas em dias. Ou seja, quanto maior a nota, menor o risco de inadimplência.
Para quem quer ter acesso a linha de crédito, essa informação é fundamental, pois a pontuação elevada aumenta as chances do cidadão conseguir empréstimo ou cartão de crédito. Além disso, a nota também interfere nas taxas de juros, que podem ser mais baixa para quem paga as contas em dia.
É possível consultar o score gratuitamente no site do Serasa. Basta entrar com o CPF e realizar um rápido cadastro. Também é possível verificar a pontuação no app SerasaConsumidor, disponível para sistema Android e IOS. Veja o passo a passo.
Como consultar o Score
- Acesse o site Serasa Score, digite o CPF e clique em “Consultar”;
- Faça o cadastro usando os dados da conta Google ou preencha as informações solicitadas. Posteriormente, selecione a opção “Criar conta grátis”;
- Marque a caixa de seleção para concordar com a política de privacidade do site e clique em “Confirmar”;
- A pontuação do score será exibida na parte superior da tela. Clique sobre ela para ver os detalhes;
- Na página de informações sobre o score, é possível descobrir se a nota caiu ou subiu nas últimas semanas, e o que motivou esse aumento ou queda. Basta clicar em “Ver histórico do seu score” para visualizar o gráfico da sua pontuação ao longo do tempo.
Como aumentar a pontuação
De acordo com o Serasa, para aumentar o score o cidadão deve pagar suas contas em dia. Em caso de inadimplência, o recomendado é procurar os credores para negociar as dívidas. Contudo, mesmo após estar com o nome limpo, a pontuação deve permanecer baixa por alguns meses. Para reverter o cenário, a pessoa terá que demonstrar que mudou, e continuar pagando as contas na data correta.
Manter o cadastro atualizado nas instituições de proteção ao crédito, como a Serasa, também ajuda a aumentar o Score. Quanto mais exatas forem as informações como idade, endereço e telefone, mais confiável será o cadastro.
Leia também: FGTS: Conheça opção de empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa liberado pela Caixa