A Caixa Econômica Federal já finalizou os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), modalidade emergencial. No entanto, o calendário de saque e transferência se estende até o dia 14 de novembro. Até o momento, oito lotes já foram liberados para nascidos entre janeiro e agosto. Os demais beneficiários terão que aguardar mais alguns dias para retirar o dinheiro da conta.
Trabalhadores com contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos anteriores) no FGTS têm direito ao saque emergencial de até R$ 1.045. O benefício foi criado minimizar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. A data em que o valor cai na conta depende do mês de aniversário do trabalhador.
O dinheiro está sendo pago em duas etapas. A princípio, o valor é depositado na conta poupança social digital. No entanto, o recurso só pode ser utilizado para pagamento de boletos ou compras pelo cartão de débito virtual e QR Code. Após algumas semanas, a quantia fica disponível para saque e transferência.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para verificar o valor disponível da conta do fundo, é necessário entrar no site da Caixa ou baixar o aplicativo do FGTS. Contudo, quem acessar pela primeira vez terá que fazer um cadastro. Para isso, o trabalhador vai inserir o Número de Identificação Social (NIS) ou o CPF, e informar os dados solicitados.
Posteriormente, deve criar uma a senha com no máximo 8 dígitos, misturado letras e números. Por fim, basta o usuário acessar o site ou app, ambas as plataformas têm a opção de consulta ao saldo/extrato da conta e quais as modalidades disponíveis.
Além disso, caso o interessado não consiga ter acesso ao site da Caixa ou ao aplicativo FGTS, pode entrar em contato pelo telefone 0800 724 2019. Em último caso, também poderá se deslocar até uma agência do banco.
Como sacar o FGTS?
Para o trabalhador que tem mais de uma conta no FGTS, o saque funcionará da seguinte forma: primeiro, serão realizados os saques de contas relativas a contratos de trabalho anteriores, a começar da conta que tiver o menor saldo. Posteriormente, será a vez dos saques das outras contas, com início pela que tiver o menor saldo.
O saque do FGTS emergencial poderá ser feito em agências da Caixa, lotéricas e caixas eletrônicos. Entretanto, para evitar aglomerações, o banco orienta a transferência do dinheiro por meio do aplicativo do FGTS. O app está disponível para sistemas Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente.
Calendário de saque e transferência – Em andamento
- 25 de julho: nascidos em janeiro;
- 8 de agosto: nascidos em fevereiro;
- 22 de agosto: nascidos em março;
- 5 de setembro: nascidos em abril;
- 19 de setembro: nascidos em maio;
- 3 de outubro: nascidos em junho;
- 17 de outubro: nascidos em julho;
- 17 de outubro: nascidos em agosto;
- 31 de outubro: nascidos em setembro;
- 31 de outubro: nascidos em outubro;
- 14 de novembro: nascidos em novembro;
- 14 de novembro: nascidos em dezembro.
Veja mais: Saiba como usar o FGTS de até R$ 1.045 em compras via aplicativo