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Alerta Nubank: Fintech pode cancelar cartão em casos de truque na fatura

Posicionamento visa garantir a proteção do orçamento financeiro de seus usuários, evitando problemas futuros.



Se você possui um cartão de crédito Nubank, fique atento ao comunicado emitido pela fintech sobre as regras de utilização da ferramenta. A startup informou que pode cancelar o serviço de usuários que utilizam de truques para burlar o sistema de pagamento da fatura do roxinho.

A sistemática em questão tem origem nas carteiras digitais. Por elas, o cliente cadastra um cartão de crédito que, em seguida, pode ser utilizado para realizar transações via QR Code em lojas físicas, recarregar o celular, pagar por serviços de aplicativo e quitar boletos, inclusive faturas.

Prática é considerada fraude

O Nubank constatou que alguns usuários têm cadastrado o cartão de crédito da instituição em carteiras digitais para adiar o pagamento da fatura. A prática, que evita a cobrança de juros por atraso, se dá justamente por meio de plataformas virtuais, como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay.

Nelas, o cliente utiliza das funcionalidades da ferramenta para quitar o boleto com o próprio limite do cartão de crédito. Dessa forma, ao realizar o pagamento da fatura por meio de carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer a cobrança de juros rotativos, que variam entre 2,75% e 14% ao mês.

Além disso, o recurso também permite depositar dinheiro na conta do Nubank, por meio de boleto, utilizando o limite do cartão. Para isso, o cliente realiza o pagamento por outro aplicativo usando o crédito do Nubank. Em seguida, é feita a transferência para a conta, sem juros.

Cartão Nubank cancelado

Após ver o número de casos relacionados à fraude digital aumentar consideravelmente, o Nubank comunicou os usuários que praticam tal ato de que o cartão poderia ser cancelado se comprovada a utilização indevida.

“O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na conta do Nubank poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”, disse a empresa em nota.

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A fintech ainda acrescentou que esse tipo de situação pode ser caracterizada como desrespeito ao contrato acordado entre banco e cliente. Com base nisso, a instituição pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”. Se isso acontecer, o cliente será notificado com 5 dias de antecedência.

Posicionamento da fintech sobre as carteiras digitais

É essencial reforçar que o Nubank não é contra o uso de carteiras digitais, mas sugere que sua utilização tenha outros fins, como para pagamentos de contas de consumo, a exemplo: boletos de água, luz e telefone.

O comunicado emitido pela empresa teve como objetivo evitar mais problemas e, assim,  garantir a proteção do orçamento financeiro de seus usuários. É entendido que esse tipo de truque compromete o modelo de negócio adotado pela fintech.

Quem está com dificuldade em quitar a fatura, o Nubank sugere como alternativa o empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês para clientes que possuem a conta do Nubank. A alternativa gera menos risco de inadimplência e promove a relação de bem-estar entre consumidor e empresa.


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