Se você possui um cartão de crédito Nubank, fique atento ao comunicado emitido pela fintech sobre as regras de utilização da ferramenta. A startup informou que pode cancelar o serviço de usuários que utilizam de truques para burlar o sistema de pagamento da fatura do roxinho.
A sistemática em questão tem origem nas carteiras digitais. Por elas, o cliente cadastra um cartão de crédito que, em seguida, pode ser utilizado para realizar transações via QR Code em lojas físicas, recarregar o celular, pagar por serviços de aplicativo e quitar boletos, inclusive faturas.
Prática é considerada fraude
O Nubank constatou que alguns usuários têm cadastrado o cartão de crédito da instituição em carteiras digitais para adiar o pagamento da fatura. A prática, que evita a cobrança de juros por atraso, se dá justamente por meio de plataformas virtuais, como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay.
Nelas, o cliente utiliza das funcionalidades da ferramenta para quitar o boleto com o próprio limite do cartão de crédito. Dessa forma, ao realizar o pagamento da fatura por meio de carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer a cobrança de juros rotativos, que variam entre 2,75% e 14% ao mês.
Além disso, o recurso também permite depositar dinheiro na conta do Nubank, por meio de boleto, utilizando o limite do cartão. Para isso, o cliente realiza o pagamento por outro aplicativo usando o crédito do Nubank. Em seguida, é feita a transferência para a conta, sem juros.
Cartão Nubank cancelado
Após ver o número de casos relacionados à fraude digital aumentar consideravelmente, o Nubank comunicou os usuários que praticam tal ato de que o cartão poderia ser cancelado se comprovada a utilização indevida.
“O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na conta do Nubank poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”, disse a empresa em nota.
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A fintech ainda acrescentou que esse tipo de situação pode ser caracterizada como desrespeito ao contrato acordado entre banco e cliente. Com base nisso, a instituição pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”. Se isso acontecer, o cliente será notificado com 5 dias de antecedência.
Posicionamento da fintech sobre as carteiras digitais
É essencial reforçar que o Nubank não é contra o uso de carteiras digitais, mas sugere que sua utilização tenha outros fins, como para pagamentos de contas de consumo, a exemplo: boletos de água, luz e telefone.
O comunicado emitido pela empresa teve como objetivo evitar mais problemas e, assim, garantir a proteção do orçamento financeiro de seus usuários. É entendido que esse tipo de truque compromete o modelo de negócio adotado pela fintech.
Quem está com dificuldade em quitar a fatura, o Nubank sugere como alternativa o empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês para clientes que possuem a conta do Nubank. A alternativa gera menos risco de inadimplência e promove a relação de bem-estar entre consumidor e empresa.