Motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) próxima da data de validade agora podem solicitar a renovação do documento por aplicativo. No entanto, esta opção está disponível somente para quem reside em Minas Gerais.
O requerimento é feito pelo MG App, plataforma do governo do Estado que permite aos mineiros realizar mais de 70 serviços totalmente online, entre eles a solicitação da renovação da carteira. Confira o passo a passo a seguir:
- Acesse o aplicativo MG App, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS;
- Na aba “Veículos e Condutores”, selecione a opção “Solicitar Renovação da CNH”;
- Informe seu CPF, município onde reside e as datas de nascimento e da primeira habilitação;
- O aplicativo irá direcionar o condutor a uma das clínicas credenciadas pelo governo do estado para realizar o exame e assim renovar o documento.
Prorrogação da validade da CNH
Já está em vigor a medida que determina as novas datas para a renovação de CNHs vencidas em 2020. Os prazos de validade foram estendidos automaticamente em um ano em função da pandemia.
A decisão estabelece um novo cronograma para a renovação a partir do mês de vencimento da carteira neste ano. Desta forma, o motorista terá todo o mês correspondente em 2021 para emitir o novo documento.
Por exemplo, caso a CNH tenha vencido entre 1º e 31 de janeiro de 2020, o prazo para renovação será entre 1º e 31 de janeiro de 2021. Já se a data de vencimento neste ano tenha caído entre 1º e 29 de fevereiro, a renovação deverá ser feita entre 1º e 28 de fevereiro de 2021, e assim por diante.
Vale destacar que a medida também é válida para Permissões para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também já foram retomados os serviços de transferência veicular, comunicação de venda e mudança de endereço.
CRLV volta a ser exigido
De acordo com a medida, o porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) registrados no estado de Minas Gerais também voltará a ser obrigatório no próximo ano. Assim, será exigido que os motoristas apresentem o documento referente a 2020. Os prazos variam de acordo com o número final da placa do veículo. Confira:
- Veículos com placa finais 1, 2, 3, 4 e 5: Exigência do CRLV 2020 a partir de 1ºde fevereiro de 2021;
- Veículos com placa finais 6, 7, 8, 9 e 0: Exigência do CRLV 2020 a partir de 1ºde março de 2021.
Leia também: Atenção, motoristas: Veja 9 multas que não vão somar pontos na CNH a partir de 2021