Algumas notícias que saíram no início deste ano afirmam que o WhatsApp vai deixar de funcionar em 2021 em modelos de celulares antigos, tanto Android como iPhone nas primeiras versões, não é bem assim, pois de acordo com o site “Tecnoblog”, o fim do suporte a esses aparelhos já tinha sido anunciado em 2019 e acabou em fevereiro de 2020.
Desde esta época, o WhatsApp não funciona em celulares com Android 2.3.7 Gingerbread, iOS 8 ou versões anteriores. Dessa forma, não houve nenhuma alteração nisso durante o ano passado. Vale destacar que o não funcionamento do aplicativo nos celulares independe se eles estão atualizados ou não, pois o sistema não suporta mais o app.
WhatsApp deixou de funcionar em quais celulares?
Veja abaixo a lista de celulares que não suportam mais o aplicativo:
- Samsung Galaxy S II;
- Motorola Droid RAZR;
- LG Optimus Black (e modelos anteriores);
- HTC Desire;
- iPhone 1, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4.
Celulares antigos que aceitam atualização
Já outros aparelhos antigos aceitam atualização para rodar o aplicativo, eles são:
- Samsung Galaxy Note;
- Samsung Galaxy S III (e modelos anteriores);
- Sony Xperia Pro;
- LG Lucid;
- Motorola Droid 4;
- HTC Sensation, HTC Thunderbolt (4G);
- iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6S;
Segundo o Tecnoblog, essa notícia ganhou força na Índia antes de se espalhar para outros países, mas na realidade a mudança de política do WhatsApp foi anunciada em dezembro de 2019, o suporte acabou em fevereiro de 2020 e por algum motivo, foi relacionada ao ano de 2021. Confira, a seguir, o que disse o WhatsApp em nota:
“Todas as notícias dizendo que o WhatsApp vai parar de funcionar em 1º de janeiro de 2021 nos iPhones e dispositivos Android antigos, que não rodam pelo menos iOS 9 ou Android 4.0.3, não estão dizendo nada de novo. Esses aparelhos antigos já não são suportados. Eles estão apenas falando sobre a mudança de política do WhatsApp que foi anunciada em dezembro de 2019 e, de alguma forma, ela foi conectada à data de 1º de janeiro de 2021” esclareceu.
Veja também: Nubank ou Neon: Qual o melhor cartão de crédito?