Uma iniciativa das empresas de telecomunicação que operam no Brasil agora permite que o consumidor descubra, pela internet, quais números de telefone pré-pagos estão cadastrados em seu CPF. Acessando apenas um site, é possível identificar as linhas ativas cadastradas em seu nome nas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.
Todo o procedimento de consulta é feito de forma totalmente online e tem aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto Cadastro Pré começou a ser implementado em junho de 2020 e já está disponível para todo o país.
A medida tem como finalidade descobrir se há alguma inconsistência cadastral, reduzindo a possibilidade de fraudes, o que pode ocorre quando há um celular pré-pago desconhecido vinculado ao CPF de um cidadão.
Se o consumidor verificar que há uma linha que não reconhece em seu nome, deve pode entrar em contato com a prestadora responsável e solicitar o cancelamento, que ocorre em até 48 horas.
Passo a passo
Confira abaixo como consultar os números de telefone pré-pagos registrados em seu CPF em apenas três passos:
- Acesse o site cadastropre.com.br e clique na opção “Consulta”;
- Informe o CPF, marque o captcha e aceite os termos e condições para fazer a pesquisa; e
- Clique em “Consultar” e veja os resultados.
Se houver algum celular pré-pago de uma dessas prestadoras de serviço cadastrado em seu CPF, o número aparecerá na tela. Caso você não reconheça algum deles, é importante contatar a operadora o quanto antes.
Leia mais: WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares; Saiba se o seu é um deles