Vai sacar o FGTS em 2021? Caixa libera novo calendário de pagamentos

Cerca de 9,7 milhões de brasileiros terão acesso ao benefício este ano; saiba como consultar o saldo e sacar o dinheiro.



A Caixa Econômica Federal começou os pagamentos do calendário saque-aniversário 2021 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nascidos em janeiro e fevereiro já podem resgatar a parcela relativa ao benefício, tendo em vista que os pagamentos acontecem no mês de nascimento do trabalhador.

Neste ano, a previsão é de que mais de 9,7 milhões de pessoas sejam contempladas com a modalidade. O prazo para resgate do dinheiro assim que ele é depositado começa a partir do primeiro dia útil do mês do aniversário do beneficiário e segue até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Por exemplo: se o cidadão nasceu no dia 20 fevereiro, o saque estará disponível até 30 de abril. Se ele nasceu em qualquer dia de março, o dinheiro ficará liberado até o dia 31 de maio, e assim por diante. Recursos creditados não resgatados retornam automaticamente para a conta vinculada ao Fundo.

Calendário saque-aniversário FGTS 2021

Veja a seguir as datas de liberações e prazo de saque do benefício:

Mês do aniversário Data de saque
Janeiro De janeiro a 31 de março
Fevereiro De fevereiro a 30 de abril
Março De março a 31 de maio
Abril De abril a 31 de junho
Maio De maio a 30 de julho
Junho De junho a 31 de agosto
Julho De julho a 30 de setembro
Agosto De agosto a 29 de outubro
Setembro De setembro a 30 de novembro
Outubro De outubro a 31 de dezembro
Novembro De novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022
Dezembro De dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022

Fonte: Caixa Econômica Federal

Dica: para não perder o prazo de saque, o trabalhador deve ficar atento às datas e horário de funcionamento das agências da Caixa, disponíveis no site www.caixa.gov.br.

Como sacar o FGTS aniversário?

O primeiro passo para sacar o FGTS pela modalidade saque-aniversário é informando a Caixa da decisão. Ou seja, ele precisa aderir ao novo formato de resgate do benefício para ter acesso ao dinheiro. Quem deseja resgatar o recurso ainda em 2021 deve fazer a solicitação até o último dia útil do mês do seu nascimento.

Trabalhadores desempregados também podem participar. Isso porque pode haver saldo disponível mesmo em contas inativas. Basta acessar os principais canais de atendimento da Caixa (site, aplicativo, Internet Banking) para consultar se há valor liberado.

Ademais, vale destacar que o saque-aniversário do FGTS pode pagar entre 5% e 50% do valor mantido no Fundo, acrescido ou não de parcela adicional, dependendo do caso.

Leia ainda: Saque do FGTS em 2021? Confira 19 possibilidades de liberação do benefício




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário