A Receita Federal anunciou nesta terça-feira, 10, uma novidade que deve ajudar aqueles que precisam entregar a declaração do Imposto de Renda 2021, que será recebida até o dia 30 de abril. O serviço auxilia o contribuinte a encontrar e obter uma segunda via de sua própria prestação de contas do ano anterior.
Agora o cidadão pode acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) sem precisar de um certificado digital e solicitar uma cópia de sua última declaração de IR.
“O objetivo do serviço é dar aos contribuintes acesso à declaração do ano anterior, para ajudar no preenchimento da declaração de 2021, sem que precise se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita Federal”, afirmou o Fisco.
Como acessar o portal e-CAC
Essa cópia do IR do ano já podia ser solicitada antes, mas o contribuinte precisava ter um certificado digital. Com a mudança, basta criar um login e senha para acessar o documento. Confira abaixo o passo a passo:
- Entre no site da Receita Federal;
- Escolha a opção “Portal e-CAC” e faça login;
- Acesse “Processos Digitais (e-Processo)”;
- Clique em “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”.
- Selecione a opção “Cópia de Documentos DIRPF”;
- Aperte o link “Obter cópia da última DIRPF entregue”.
Depois de todas essas etapas o sistema irá emitir uma segunda via da prestação de contas de 2020, que será anexada ao processo aberto e poderá consultada no campo “Meus Processos”.
Se o declarante já tiver um certificado digital vinculado ao seu CPF, basta acessar o e-CAC, clicar em “Meu Imposto de Renda” e escolher o link “Declaração”. Em seguida, é só selecionar a opção “Baixar arquivo da declaração entregue”.
Programa do último ano
Caso o contribuinte ainda tenha o programa de declaração do IR de 2020 em seu computador, pode acessar a declaração do ano anterior diretamente por lá. É só clicar em “Transmitidas”, disponível na tela inicial do programa.
Mas se o programa do ano passado não tiver mais instalado no aparelho, vale a pena verificar seu o documento ainda está salvo no seu computador. Se ainda estiver, transfira a declaração e o recibo que estarão na pasta “Transmitidas”.
Facilidades
Com a prestação de contas do ano anterior em mãos, fica mais fácil preencher a de 2021 sem cometer erros. Para isso, o contribuinte pode abrir o programa do IR 2021, clicar em “Nova” e importar a declaração do ano passado.
Outra facilidade oferecida pela Receita é o modelo de declaração pré-preenchida, que permite o acesso um documento com informações já enviadas ao Fisco por outras fontes. O objetivo é facilitar o preenchimento da declaração, embora seja importante lembrar que qualquer erro no documento é de responsabilidade do próprio contribuinte.
Até o momento, essa ferramenta só está disponível para quem possui certificado digital, mas a pretensão é excluir a necessidade da autenticação até o dia 25 de março para aqueles que tiverem cadastro no gov.br.
Leia mais: Restituição do IRPF: Receita autoriza pagamento pelo Nubank, PicPay, Banco Inter e outros