BC autoriza oficialmente WhatsApp Pay com Visa e Mastercard

Transações só poderão ser feitas em território nacional. Operações com o exterior estão vetadas.



Nesta terça-feira, 30, o Banco Central do Brasil (BC) concedeu autorização oficial para as bandeiras Visa e Mastercard integrarem o WhatsApp Pay, serviço de pagamentos do aplicativo de mensagens. De acordo com o BC, a rede social Facebook também foi legitimada como uma instituição de pagamentos na modalidade iniciador de Transações de Pagamentos.

“Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários”, afirmou o Banco Central.

Segundo a instituição financeira, as autorizações recentes não abrangem as demandas da Visa e Mastercard para funcionamento de compras vinculadas ao Programa Facebook Pay, que seguem em avaliação no BC.

“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, encerrou em comunicado.

Ainda, o Facebook não divulgou quando o serviço será disponibilizado para todos os usuários, mas a expectativa é que os pagamentos estejam liberados em abril.

WhatsApp e Banco Central

Em junho de 2020, 0 BC suspendeu o teste que o Facebook (proprietário do WhatsApp) havia iniciado no Brasil. Na ocasião, a instituição financeira alegou ter interrompido o serviço para avaliar riscos da nova tecnologia.

Na ação parceira com as operadoras Visa e Mastercard, as pessoas físicas e jurídicas poderiam utilizar a modalidade de pagamento dentro do aplicativo para fazer transferência de dinheiro e pagamentos dentro do país, na moeda real.

Como funciona WhatsApp Pay
Como funciona WhatsApp Pay

Quando o serviço foi suspenso, a justificativa do BC era assegurar o adequado ambiente competitivo com o funcionamento de um sistema de pagamentos aberto, rápido, seguro, transparente e interoperável.

Veja também: Cartão de crédito com pagamento por aproximação via app: Conheça novidade do Mercado Pago




Voltar ao topo

Deixe um comentário