O WhatsApp lançou nesta terça-feira, 4, a opção de transferir dinheiro para usuários brasileiros. O recurso, que deve aparecer aos poucos para todos nas próximas semanas, permite que os usuários enviem e recebam dinheiro automaticamente dos seus contatos.
“Vamos começar devagar, uma pequena porcentagem das pessoas vão ver o recurso e quem enviar dinheiro automaticamente vai convidar amigos e familiares para usá-lo também”, declarou Matt Idema, chefe de operações do aplicativo.
No momento, serão permitidas apenas transações entre pessoas físicas. Pagamentos para empresas serão ativados depois de aprovação do Banco Central, que ainda não divulgou uma previsão para que isso aconteça.
Como vai funcionar?
Quem enviar ou receber dinheiro pelo aplicativo não precisa pagar taxas pelas transferências. Porém, existe um limite para as transações, a saber a seguir:
- É possível enviar até R$ 1 mil por transação/dia ou igual valor em transferências separadas;
- Cada pessoa pode receber até 20 transferência por dia;
- O limite para cada tipo de operação, seja recebimento ou envio, não deve ultrapassar a faixa de R$ 5 mil ao mês.
O uso da função exige que o usuário tenha uma conta bancária com cartão de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Mastercard ou Visa em um dos seguintes bancos: Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi, Woop Sicredi, Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco e Itaú. Não são aceitos cartões de crédito.
Veja como enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp
A função de envio de dinheiro do WhatsApp é encontrada no ícone de “clipe de papel”, para quem utiliza sistema operacional Android, ou no “+” para quem possui um aparelho com sistema iOS instalado. Confira:
- Abra o WhatsApp;
- Vá no ícone de “clipe de papel” ou “+” e toque na opção “Pagamento”;
- Digite o valor transferência e, se desejar, uma mensagem opcional;
- Selecione a aba “Pagar” e coloque o PIN (senha) do Facebook Pay;
- A confirmação da transação vai aparecer como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp. Vale ressaltar que a pessoa precisa aceitar o pagamento para o dinheiro cair na conta dela.
Ao utilizar o recurso pela primeira vez, será necessário aceitar os termos de uso propostos pela plataforma, criar uma senha (PIN) via Facebook Pay, cadastrar um cartão de débito ou pré-pago de um dos bancos citados anteriormente e, por fim, confirmar o cadastro na plataforma.
O contato precisa ter o recurso de pagamentos do WhatsApp habilitado se quiser receber o dinheiro. Caso contrário, uma notificação pedirá que ele cadastre o cartão no sistema para receber a transferência. O prazo para que isso seja feito é de até 2 dias. Se não for cumprido, o valor é reembolsado.
Importante: Pessoas que querem realizar transferências no WhatsApp devem ter um número de telefone do Brasil. Isso porque somente operações dentro do país, e em moeda nacional, são permitidas.
Leia ainda: Fique de olho: Golpe no WhatsApp utiliza de falsa cobrança de boleto para atrair vítimas