Neste primeiro dia útil de maio foi liberado um novo lote do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta segunda-feira, 3, recebem parte do dinheiro da conta, os nascidos em maio que optaram mudar para a modalidade de saque-aniversário.
A medida pode ajudar que está precisando de dinheiro durante a crise econômica causada pela pandemia de covid-19. Contudo, é importante informar quem escolher o saque-aniversário perde o direito de de sacar o valor integral do fundo caso seja dispensado sem justa causa.
Veja também: Como simular sua aposentadoria pela internet
Mas continua podendo receber a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de demissão, além de ser possível sacar o benefício para compra da casa própria, doença grave ou aposentadoria.
Quanto é pago no saque-aniversário do FGTS?
O valor liberado a cada ano para quem migra para o saque-aniversário depende do saldo somado de todas contas no fundo de garantia no caso de quem tiver mais de uma. Atualmente, há sete faixas de pagamento, sendo que para trabalhadores com saldo acima de R$ 500, é somada uma parcela adicional fixa que chega a R$ 2.900. Veja a tabela abaixo:
Veja também: Quais doenças permitem o saque integral do FGTS? Confira as mais comuns