scorecardresearch ghost pixel



Instagram possibilita criador de conteúdo ganhar dinheiro como afiliado

Novidades na plataforma facilitam remuneração de influencers e prometem mudanças também nas lojas virtuais dos perfis.



O Instagram anunciou na última terça-feira, 8, um novo recurso que promete atrair ainda mais usuários para a plataforma. Agora, será possível se tornar um vendedor afiliado no Instagram. Os testes da nova ferramenta devem ocorrer nos próximos meses, ainda em 2021.

Para quem não está habituado ao tema, o afiliado é um tipo de vendedor terceirizado que recebe o pagamento em forma de comissão sobre a venda de um produto ou serviço de terceiros. Algumas plataformas de produção e conteúdo utilizam há tempos essa funcionalidade.

Uma das empresas mais conhecidas no ramo é a Hotmart. Além de disponibilizar espaço para criadores de conteúdos divulgarem e venderem seus próprios conteúdos – como cursos e e-books, por exemplo, a plataforma  abre cadastro para pessoas físicas ou jurídicas se afiliarem aos produtos e venderem em troca de comissões.

Afiliação no Instagram

O conceito de afiliado no Instagram deve seguir a seguinte mecânica: os usuários e criadores de conteúdo disponibilizarão links de compra de determinados produtos indicados por eles. A cada venda concretizada, receberão uma quantia referente à comissão.

Esta é uma prática que já ocorre de forma paralela. Muitas contas no Instagram disponibilizam links na bio com alguma oferta de serviço ou produto, a fim de realizar a venda como afiliado.

Grandes empresas como Magalu e Amazon também possuem sistema de comissão para afiliados. Por meio da compra por um link de afiliado, o vendedor recebe uma comissão relativa ao produto ofertado.

A grande vantagem de um sistema próprio de afiliados dentro do Instagram é o fato de evitar com que os usuários saiam da plataforma para acessar outras concorrentes. Além disso, fica mais fácil para as pessoas comprarem diretamente dos seus criadores de conteúdo preferidos. 

Da mesma forma, as empresas e marcas anunciantes terão uma nova maneira de fazer parcerias com criadores e recompensar os que mais se destacarem. 

Vale destacar que a falta de mecanismo de monetização é algo que sempre incomodou os influenciadores da plataforma. Acaba se tornando bem mais vantajoso investir em um trabalho digital no Youtube, Facebook ou TikTok, por exemplo.

De acordo com o Instagram, o novo recurso destinado para afiliados será testado inicialmente com um pequeno grupo de influencers. Também fazem parte do teste marcas com sede nos EUA, incluindo Benefit, Kopari, MAC, Pat McGrath Labs e Sephora. 

Mais novidades pela frente

Além de poder ganhar dinheiro oficialmente como influencer, a plataforma também anunciou mudanças na lojinha virtual do aplicativo. Essas mudanças prometem facilitar a vida dos criadores de conteúdo que pretendem vender seus próprios produtos. 

As novidades incluem a facilidade no processo de acrescentar uma loja existente ou abrir uma nova loja ligada ao perfil no Instagram. Ou seja, quem já tem uma linha de produtos agora pode vincular as próprias lojas também ao perfil pessoal. 

Com todos esses aprimoramentos, o Instagram promete entrar de vez no mercado competitivo dos influenciadores/afiliados.

Veja também: WhatsApp cria função que pode gerar intrigas entre seus usuários




Voltar ao topo

Deixe um comentário