Conforme o último calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, o prazo de saque do abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base 2019, termina no próximo dia 30 de junho.
Aqueles que perderem o prazo de resgate do saldo de até R$ 1.100 (um salário mínimo) poderão resgatar o dinheiro posteriormente, mas só quando um novo calendário for aberto, algo previsto para acontecer apenas durante o primeiro trimestre de 2022.
Sobre o abono salarial
O PIS/Pasep é um benefício voltado aos trabalhadores de empresas privadas e iniciativas públicas que receberam remuneração de até dois salários mínimos no respectivo ano-base. O valor disponibilizado varia conforme a quantidade de meses trabalhados.
Enquanto o PIS é repassado pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de empresas privadas, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. A rodada atual do abono salarial já pagou mais de R$ 17 bilhões para cerca de 22 milhões de trabalhadores.
Quem pode receber o abono salarial?
Para se tornar elegível ao programa, o trabalhador deve atender, ao mesmo tempo, as seguintes condições:
- Ter exercido atividade remunerada para alguma empresa por, pelo menos, 30 dias, mesmo que não consecutivos, em 2019;
- Ter os dados atualizados pelos atuais ou antigos empregados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do governo;
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, em 2019.
A consulta ao abono salarial está disponível no site da Caixa, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, em se tratando do Pasep. Pelo aplicativo Caixa trabalhador, disponível para Android e iOS, também é possível verificar a elegibilidade e o saldo disponível.
Beneficiários de programas sociais, incluindo aqueles que recebem o abono, podem movimentar o dinheiro via conta poupança social digital, com liberação pelo aplicativo Caixa Tem. Já quem é correntista Caixa ou Banco do Brasil tem os créditos depositados de forma automática em suas contas bancárias de acordo com o calendário.
Leia ainda: Abono PIS/Pasep não será pago aos trabalhadores este ano; Entenda o porquê