Os usuários que tiveram contas banidas do WhatsApp vão contar com uma facilidade a mais. O aplicativo promete deixar mais acessível a solicitação de revisão do banimento. As informações são do site especializado em WhatsApp WABetaInfo.
Veja mais: WhatsApp lança opção de enviar imagens que se autodestroem
A funcionalidade foi identificada em uma atualização do mensageiro na sua versão beta. Essa versão é utilizada por alguns usuários para testes de novas ferramentas, por exemplo. Inicialmente, a novidade está disponível apenas para iOS, mas logo deve chegar também ao Android.
De acordo com as informações, o recurso permite a solicitação de uma revisão do banimento. Mesmo bloqueado dentro app, o usuário terá acesso a essa ferramenta. A avaliação da empresa sobre a solicitação demora em torno de 24 horas.
Leia também: Usuários do WhatsApp se revoltam com atualização de privacidade
Durante o período de validação, as conversas e arquivos são mantidos na conta do usuário. Assim que o trabalho for concluído, uma notificação é encaminhada ao solicitante.
Se for comprovado o banimento injusto, o aplicativo restaura todos os dados do usuário. Caso contrário, a conta permanecerá bloqueada e será necessária a instalação em outro número.
Confira o que pode gerar banimento no WhatsApp:
Algumas ações podem acarretar o bloqueio temporário ou definitivo dentro da plataforma. Confira:
- Spam: utilizar a conta para propagar mensagens repetidas em massa, de forma automática.
- Utilização de aplicativos paralelos, como WhatsApp Plus e WhatsApp GB;
- Utilização de softwares de automação externos;
- Utilização da plataforma para cometimento de crimes;
- Violações das políticas de uso do WhatsApp.
Geralmente, o algoritmo do WhatsApp é capaz de identificar situações de uso ilegal. Porém, durante a busca pode ser que alguma atividade seja mal interpretada.
Neste caso, o usuário pode acabar bloqueado sem aviso prévio. A situação certamente gera vários transtornos, já que a utilização do WhatsApp se tornou rotineira.
O novo recurso vem para facilitar a vida de quem foi bloqueado injustamente. Isso porque hoje é difícil ter acesso ao suporte do mensageiro. Já existem golpes cibernéticos que utilizam uma suposta função de desbloqueio para roubar dados.
Portanto, não caia em armadilhas. O WhatsApp ainda não lançou o recurso oficialmente, mas em breve deve estar disponível. Por ora, apenas quem tem acesso à versão beta pode testá-lo.