Optantes do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem ter acesso a mais de R$ 6 mil em saldo de uma só vez. O serviço de antecipação disponibilizado pela Caixa Econômica Federal está disponível para milhões de trabalhadores que atuam com carteira assinada.
Leia mais: Vale-gás de R$ 110 será pago em 3 parcelas para milhares de famílias
Funciona como uma espécie de empréstimo, no qual os valores são antecipados e devem ser quitados com juros. As taxas, no entanto, são bem mais baixas do que as cobradas por um empréstimo pessoal.
O saque-aniversário é uma modalidade que possibilita a retirada de parte do saldo do FGTS todos os anos, sempre no mês de aniversário do trabalhador. Para que o resgate possa ser feito no mesmo ano, é necessário realizar a migração até o último dia do mês de seu nascimento.
Adesão ao saque-aniversário do FGTS
Para aderir a essa modalidade, basta acessar a aplicativo “Meu FGTS” ou o internet banking da Caixa. Depois disso é só clicar na opção “Saque-aniversário”, ler e concordar com os termos e condições, e apertar em “Aderir saque-aniversário”.
Os valores ficam disponíveis entre o primeiro dia do mês de aniversário do trabalhador e o último dia do segundo mês subsequente. Ou seja, quem nasceu em agosto pode sacar até 31 de outubro. Já quem nasceu em outubro tem até 31 de dezembro para retirar o dinheiro.
Vale destacar que, ao aderir a essa modalidade, o cidadão pede direito ao retirar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, a multa de 40% paga pego empregador continua sendo seu direito.