Grande oportunidade para quem quer trabalhar na alfândega! Foram abertas 97 vagas temporárias para a vaga de Perito Autônomo, também conhecido como agente alfandegário.
O principal objetivo desse profissional (também conhecido como inspetor alfandegário) é investigar e inspecionar pessoas, bens, transportadoras comuns e mercadorias que chegam ou partem do Brasil ou entre estados para detectar violações de imigração e leis e regulamentos aduaneiros.
Os agentes alfandegários trabalham em parceria com a Receita Federal. Um Perito que trabalha para a Alfândega é responsável por ajudar a manter armas, drogas e produtos ilegais fora do Brasil. Eles também são responsáveis por prevenir o contrabando e a imigração ilegal.
Existem alguns despachantes aduaneiros que têm amplo conhecimento das leis de imigração e se especializam em trabalhar com imigrantes. Outros agentes são treinados no manuseio de armas e entorpecentes e atuam exclusivamente nesse departamento. Os peritos aduaneiros atuam em todo o país nas travessias das fronteiras terrestres e nos aeroportos. Esses indivíduos são a primeira linha de defesa contra uma série de riscos para a segurança nacional.
Requisitos
Para seguir a carreira de perito aduaneiro, uma pessoa precisa ter pelo menos um diploma de ensino superior, de preferência, um diploma de bacharel. A maioria dos despachantes aduaneiros opta por obter seu diploma em áreas como gestão de segurança, justiça criminal ou psicologia. Cursos nas áreas de humanas também são ideais para trabalhar com a Alfândega.
Embora não seja obrigatório, é ideal para uma pessoa estudar uma língua estrangeira, especialmente o inglês e espanhol durante seus anos como estudante. Isso pode criar uma grande vantagem ao se candidatar a um emprego como perito aduaneiro. A aplicação da lei ou treinamento oficial similar de outra variedade também pode aumentar as chances de uma pessoa se tornar um perito aduaneiro. No entanto, essa experiência não substitui os requisitos de educação.
Carreira de agente aduaneiro
Depois de se formar na faculdade, uma pessoa interessada na área de perito aduaneiro precisará se inscrever para uma vaga aberta. Há uma série de testes orais e escritos nos quais uma pessoa deve passar para ser considerada para um cargo na Alfândega. Esses testes incluem linguagem, aptidão e raciocínio geral.
Além disso, uma pessoa interessada em trabalhar como despachante alfandegário terá que passar por uma verificação de antecedentes bastante extensa. Esta verificação de antecedentes será conduzida antes de uma entrevista final. Será necessário um exame médico, bem como um exame de aptidão física, antes de uma pessoa ser aprovada para o cargo.
Depois que uma pessoa passa pela entrevista inicial, faz todos os testes exigidos, passa no exame médico e no exame físico e passa por uma entrevista final, ela então iniciará um programa de treinamento. O programa de treinamento pelo qual a pessoa passa será especializado para corresponder ao emprego para o qual se candidatou.
O treinamento incluirá horas de aula, bem como atividades físicas. Para aqueles que se especializam em imigração, cursos sobre leis de imigração serão concluídos. Indivíduos que estão treinando para lidar com armas e narcóticos farão cursos sobre como lidar adequadamente com essas situações.
Os indivíduos que concluírem o programa de treinamento com êxito serão colocados na posição de despachantes aduaneiros em um aeroporto, passagem de fronteira, cais ou porto marítimo.
Vagas abertas
As vagas disponíveis neste momento são para o aeroporto de Guarulhos/SP e para o Porto de São Francisco do Sul/SC.
Clique aqui para saber mais sobre as 97 vagas de emprego.