scorecardresearch ghost pixel



Alguém espionando seu iPhone? Veja como descobrir

As vítimas receberão alertas por e-mail e notificações iMessage da Apple.



A Apple abriu um processo contra o NSO Group, fabricante do vírus Pegasus, a fim de combater o monitoramento direcionado patrocinado e a espionagem ilícita em iPhones.

Veja também: 3 motos elétricas vendidas no Brasil para se livrar da alta da gasolina

A Apple também afirmou que os proprietários de iPhone que podem ser vítimas de ataques cibernéticos, como Pegasus, serão notificados. Esses ataques não são muito diferentes dos programas convencionais de malware ou spyware que espionam suas informações pessoais.

Ataques patrocinados, de acordo com a Apple, envolvem o uso de sofisticados equipamentos de monitoramento direcionados a pessoas específicas e ao trabalho que realizam, como jornalistas, ativistas, advogados e outros. Esses ataques geralmente são direcionados a um pequeno número de pessoas e afetam uma variedade de plataformas, incluindo iOS e Android.

Como verificar se alguém está espionando seu celular

As vítimas receberão alertas por e-mail e notificações de mensagem. A notificação será enviada ao endereço de e-mail e número de telefone usados ​​para criar o ID Apple. Se você quiser verificar novamente, vá para “appleid.apple.com” e faça login com suas credenciais de ID da Apple.

A Apple exibirá uma “notificação de ameaça” se algum de seus dispositivos Apple vinculados a esse ID Apple for comprometido.

A Apple teria alertado seis ativistas e pesquisadores críticos do governo da Tailândia sobre a possibilidade de “ataques patrocinados pelo Estado”. “Se o seu smartphone for sequestrado por um invasor patrocinado pelo estado, ele poderá acessar remotamente seus dados privados, comunicações ou até mesmo a câmera e o microfone”, de acordo com uma investigação da Reuters.

O que você deve lembrar

Essas notificações de ameaças nunca irão incitar você a clicar em qualquer link, abrir arquivos, instalar aplicativos ou perfis, ou enviar sua senha Apple ID ou código de verificação por e-mail ou telefone, de acordo com a Apple.

Se você receber uma mensagem de ameaça da Apple solicitando suas informações de ID da Apple ou instruindo você a clicar em um link, provavelmente é um golpe de phishing. Para proteger ainda mais seu Apple ID, sempre utilize a autenticação de dois fatores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário