Instituições como o iti Itaú, C6 Bank e PagBank têm dado o que falar em relação ao processo de encerramento de contas e devolução do dinheiro. Relatos na internet apontam para o cancelamento de serviços de forma inesperada pelas empresas, além do atraso em liberar o saldo que é de direito do cliente.
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De acordo com informações do site Tecnoblog, uma cliente do iti Itaú declarou que o banco digital encerrou sua conta e que ela estaria com dificuldade de reaver o dinheiro que estava depositado. No saldo, como relatou a leitura, havia ainda os depósitos do auxílio emergencial que ela recebeu.
Em uma rápida busca pela página da empresa no Facebook é possível encontrar relatos parecidos, de pessoas que passaram ou estão passando pela mesma situação.
Uma segunda usuária declarou que recebeu do iti a informação que sua chave Pix havia sido deletada. Ao acessar a conta para entender o que havia ocorrido, ela descobriu que o serviço também tinha sido excluído.
Depois de um mês buscando formas de recuperar o dinheiro, o iti informou à cliente que as quantias em dinheiro haviam sido devolvidas para as contas de origem.
Dessa forma, a usuária precisou entrar em contato com as pessoas que tinham realizado transferências para ela e pedir que fizessem um novo reenvio. Sobre o motivo do cancelamento, o banco alegou “desinteresse comercial”.
Além do iti Itaú, no portal de críticas às empresas, o Reclame Aqui, também é possível encontrar casos parecidos acontecendo no C6 Bank e PagBank.
O que dizem as empresas sobre o encerramento repentino de contas
Ao serem questionadas sobre os casos de encerramento de contas sem motivo, as empresas emitiram as seguintes notas:
C6 Bank:
“O C6 Bank informa que o procedimento de encerramento da conta obedece aos termos da a resolução nº 4.753 de 26 de setembro de 2019 do Banco Central, com a comunicação prévia do cliente sobre as providências a serem tomadas em relação à disponibilidade de saldos e transferência de valores. O C6 Bank se coloca à disposição por meio dos canais de atendimento para esclarecer dúvidas dos clientes.”
PagBank
“O PagBank PagSeguro possui diversas ferramentas e procedimentos para proteger seus clientes, sejam lojistas ou consumidores. Em poucas situações o PagBank PagSeguro exige bloqueio de saldo ou de conta, chegando até, em certos casos, ao encerramento do relacionamento com o cliente. Dentre os motivos mais identificados pela empresa estão o desacordo com as regras de uso do PagBank PagSeguro, monitoramento de prevenção a lavagem de dinheiro, fraude e descumprimento das regras das bandeiras. Na grande maioria dos casos de bloqueio solicitamos documentações adicionais para a comprovação das transações e movimentações. Quando esta documentação não é entregue ou apresenta inconsistências, o relacionamento é encerrado”.
iti Itaú
“O iti Itaú não teve acesso aos dados dos clientes em questão, o que impossibilitou a análise dos casos e o devido esclarecimento sobre o que possa ter ocorrido em cada um deles. O banco ressalta ainda que investe continuamente em seus produtos e serviços para garantir a melhor experiência aos seus clientes, que podem acionar os canais de atendimento para verificar e solucionar casos pontuais de problemas em suas contas.”