Excluiu um arquivo do WhatsApp sem querer e agora não tem mais como recuperá-lo? Esta é uma situação bastante comum e alvo de milhares de buscas por soluções no Google. Na verdade, existe uma solução para isso, mas poucos conhecem a “lixeira” do mensageiro.
Veja também: Instagram: Aprenda como colocar músicas nas fotos do feed
Se você também não sabia desse recurso, então aprenda como recuperar um arquivo excluído do WhatsApp. Para isso, é preciso entender como funciona o backup do mensageiro.
Onde estão os arquivos excluídos do WhatsApp?
Mesmo que muitos usuários não saibam, o WhatsApp sempre cria uma cópia dos arquivos baixados. Em outras palavras, o smartphone duplica a imagem, vídeo, documento ou mensagem enviada/recebida. Desta forma, a mensagem original está no aplicativo e outra permanece na memória do aparelho.
Assim, caso tenha deletado algo sem querer, é preciso ter acesso ao arquivo de memória no celular. Ou seja, o WhatsApp não guarda nenhuma mídia. Isso ocorre apenas se o usuário optou por realizar o backup dos arquivos regularmente.
Porém, o backup do sistema também pode salvar o arquivo. Então, a primeira coisa a se fazer a partir de agora é ativar o backup automático do app. A cópia de segurança pode ser feita para uma nuvem, como o Google Drive (Android) ou iCloud (iOS).
Como ativar backup e recuperar arquivos excluídos no WhatsApp
Como explicado anteriormente, é preciso ter realizado o backup dos arquivos. Do contrário, não existirá meios de recuperar o que foi deletado. O backup ficará vinculado à conta Google ou ao iCloud.
Basta acessar as configurações do mensageiro, clicar em Conversas e depois em Backup de conversas. Pronto, selecione as opções que deseja para configurar o recurso.
Se você deletou uma imagem do aplicativo, ela provavelmente estará na galeria do celular. Acesse e procure pela pasta do WhatsApp. Enquanto os documentos em PDF ou .docx podem ser encontrados na pasta “Arquivo”.
Encontre a área de armazenamento de dados e procure por seus arquivos dentro dela.
É importante ter atenção a um detalhe. A opção de salvamento de mídia no telefone precisa estar ativada. Entre nas configurações do WhatsApp e selecione a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.
Backup seguro no WhatsApp
Uma dica importante é criptografar seu backup. Dessa forma, é possível impedir que outras pessoas tenham acesso aos arquivos. O mecanismo está disponível para uso desde o mês de setembro e pode ser ativado dentro do mensageiro. Uma senha de 64 dígitos é gerada e o usuário deve guardá-la, sem ela não tem como recuperar os dados.
É importante ressaltar que o backup só funcionará dentro do próprio aplicativo. Não existe maneira de recuperar mídias e mensagens em outra plataforma além do WhatsApp.