Além de suas características biológicas, as suculentas recebem alguns atributos populares e místicos. Existe quem acredita que estas plantas trazem proteção e prosperidade para o lar.
Veja também: 4 Plantas em alta para você decorar sua casa
Contudo, de fato elas são capazes de purificar o ar no local onde são cultivadas as suculentas. O baixo custo e facilidade dos cuidados somados à variedade de espécies chamam a atenção. Além disso, basta uma muda, para plantar várias.
Aprenda a fazer mudas de suculentas de modo rápido e fácil
Como o próprio nome sugere, as suculentas têm uma grande capacidade em armazenar líquido. Suas folhas, talo ou raízes costumam ser mais grossas. Não é à toa que muitas espécies vêm de locais de clima seco, como regiões da África. Aliás, as suculentas geralmente são vendidas próximas dos cactos, outras plantas que acumulam água.
Por serem bem resistentes, essas plantas têm um cuidado bastante simples. Basta regar com pouco água ao longo da semana para mantê-las vivas e saudáveis. Aposte em um solo fértil, com boa luminosidade (mas nada em excesso).
Criando mudas de suculenta
O processo para criar mudas de suculentas é bem simples. Comece coletando com cuidado algumas das folhas da planta. É preciso que as folhas estejam inteiras e com boa aparência.
Depois misture areia, pedrinhas e terra em um vaso. Deve ser colocada a mesma quantidade de cada um dos elementos citados.
Depois, basta colocar as folhas sobre essa mistura que acabou de fazer. Leve o vaso ou recipiente para um local onde deverá ficar por vários dias. É importante que a iluminação seja indireta, sem água de chuva e em ambiente arejado. Não enterre as folhas, apenas as deixe em cima da terra.
Não coloque água na primeira semana, pelo menos. Comece a regar a partir da segunda semana com uma quantidade bem pequena de água. Bastam algumas gotas. Não jogue água sobre as folhas, apenas na terra. Evite mexer as futuras mudas de lugar. Logo as raízes vão começar a aparecer.