Após 20 anos de uso, o suporte para a Google Toolbar foi encerrado pelo Google. A ferramenta foi criada para atender ao antigo navegador Internet Explorer. Já há algum tempo o recurso estava indisponível para download, mas ainda recebia suporte da empresa. Contudo, a toolbar deve se aposentar de vez em breve, seguindo o mesmo destino do navegador.
Veja também: WhatsApp: Como descobrir se seu aplicativo está sendo rastreado
Fim da Google Toolbar depois de 20 anos
A proposta da Google Toolbar era a de oferecer uma barra de utilidades para os navegantes do Explorer. Existiam diversas ferramentas uteis, como campo de pesquisa e integração com serviços do Google. O usuário conseguia compartilhar links direto no Google Plus (outra coisa que deixou de existir). Para quem não se lembra, o Google Plus era a rede social do Google, a qual não emplacou e foi extinta.
Uma das principais utilidades da barra era o bloqueio de pop-ups. Antigamente, o aparecimento de janelinhas era algo verdadeiramente irritante. Alguns sites possuíam infinitas pop-ups para serem fechadas, o que atrapalhava a navegação. Talvez este tenha sido o recurso mais utilizado por todo o amplo público da internet.
Porém, outras implementações deram mais vida à Google Toolbar ao longo do tempo. Ela começou a oferecer verificação ortográfica e preenchimento automático de dados. Além disso, o recurso contava com integração ao Google Tradutor. Contudo, hoje essas funções parecem ser algo indispensável em qualquer navegador simples.
Fim inesperado
Ainda que a Google Toolbar tenha entrado no ostracismo, ninguém achava que ela pudesse ser cancelada. O portal Ars Technica foi o divulgador desta informação. Um dos repórteres ia escrever uma matéria sobre os 21 anos da ferramenta. Contudo, durante o processo, ele se deparou com a extinção do recurso.
Vale destacar que uma função bem útil da finada barra de utilidades era sobre a privacidade. Ela tinha uma área onde era permitido ao usuário garantir mais segurança. Cada navegante podia marcar se queria ou não ter as atividades monitoradas.