Lista: 9 plantas tóxicas para pets comuns no Brasil

Se você tem animais de estimação deve evitar as 9 plantas tóxicas presentes nesta lista. Algumas delas são bem comuns e podem te surpreender.



Ter animais de estimação exige diversos cuidados por parte dos tutores. Uma das situações que devem ser evitadas é de que seu pet entre em contato com plantas perigosas.

Veja também: 4 Praias afastadas em Ilhabela para curtir o verão com mais sossego

Existem alguns vegetais que são bonitos como decoração, mas nocivos para os bichinhos. Por isso, é bom não bobear e evitar que acidentes aconteçam. Conheça 9 plantas tóxicas para seus pets.

Lista de plantas perigosas para animais de estimação

1 – Espada de São Jorge

Uma das plantas mais populares nas residências brasileiras é a Espada de São Jorge. Apesar do seu uso popular, esta é uma planta que pode afetar a saúde dos animais. Se o pet ingerir um pedaço de suas folhas, ele pode apresentar problemas no sistema respiratório.

2 – Dama da Noite

Outra plana bastante popular, mas que é tóxica para os animais é a Dama da Noite. Suas belas flores e aroma marcante disfarçam os perigos que ela traz. Neste caso, a toxina está presente nos frutos não maduros do vegetal.

3 – Azaleia

A Azaleia é uma planta ornamental belíssima, mas perigosa. A ingestão da Azaleia pode induzir o animal ao coma e acabar sendo fatal. Muito cuidado na hora de decorar seu jardim.

4 – Espirradeira

Geralmente utilizada em ambientes externos, a Espirradeira pode causar graves sintomas aos pets. Entre eles estão: gastrite, diarreia, vômito e problemas respiratórios.

5 – Coroa de Cristo

Uma das plantas mais tóxicas desta lista é a Coroa de Cristo. Embora seja uma planta popular em muros e cercas vivas o muco interno de seus galhos é prejudicial. Se for ingerido pode causar intoxicação gravíssima.

6 – Samambaia

Por essa você não esperava. Porém, a Samambaia também é um vegetal tóxico para seus pets. Elas podem provocar febre, hematidrose e diarreia com sangue.

7 – Antúrio

O Antúrio não pode ser ingerido em hipótese alguma pelos animais. Apesar de lindo, ele pode causar edemas, paralisia lingual, diarreia, vômito, asfixia e óbito.

8 – Comigo Ninguém Pode

O próprio nome adverte sobre os riscos de sua ingestão. Ela pode causar edema na região bucal, cólicas abdominais e fortes convulsões.

9 – Hera

A Hera é uma planta que causa um severo processo de irritação nos pets. Pode provocar coceiras, irritação nas mucosas e olhos e dificuldades respiratórias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário