Ao assinar a carteira, o trabalhador passa a ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, conhecido popularmente como FGTS. Além dos depósitos feitos pelo empregador todos os meses em conta vinculada, os beneficiários do programa também recebem todos os anos o chamado “lucro do FGTS“.
Leia mais: Revisão do FGTS continua aberta e gerando ganhos de até R$ 66 mil
Em 2020, cerca de 88 milhões de trabalhadores receberam uma parcela do rendimento do FGTS, na distribuição de 96% dos ganhos do fundo no respectivo ano. Já em 2021, foram repassados aos trabalhadores cerca de R$ 8,13 bilhões, mais precisamente no mês de agosto.
O valor que cada trabalhador recebe varia conforme o saldo disponível na conta do fundo e o montante obtido pelo FGTS no ano ao da distribuição. Além disso, também é levado em conta o percentual de repasse definido pelo colegiado (Conselho Curador) que rege o próprio órgão.
Quem vai receber o lucro do FGTS em 2022?
No geral, terão direto aos depósitos do próximo ano os trabalhadores que tiverem saldo positivo em suas contas do FGTS na data de 31 de dezembro de 2021.
Interessados em consultar o valor do benefício podem acessar o aplicativo do FGTS, site da Caixa, Internet Banking ou indo diretamente em uma agência Caixa. Outra opção é entrar em contato via telefone, pelos números 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0104 (demais municípios).
Lembrando que o saque do lucro do FGTS só é permitido em situações específicas, como em caso de demissão sem justa causa, compra da casa própria, doença grave, aposentadoria, falecimento do titular, saque-aniversário, dentre outras. Veja a lista completa aqui.