Muitos brasileiros têm buscado oportunidades de trabalhar e morar fora do Brasil. Um dos lugares que atrai bastante a atenção por algumas similaridades é Portugal.
Veja também: Está precisando de dinheiro? Caixa disponibiliza empréstimo pelo app Caixa Tem
Pensando nisso, a pesquisa sobre o país que colonizou o Brasil começa pelo custo de vida. Afinal quanto custa morar em Portugal? Ou melhor: quanto custa um aluguel em Portugal? Entender isso é o básico para começar a planejar a partida para o país europeu.
É muito caro morar em Portugal?
Quando pensamos em países de primeiro mundo, é natural imaginar que tudo por lá é caro. Porém, analisando o custo de vida, muitos fatores devem ser levados em conta. A primeira coisa a se pensar é que viver em outro país implicar em receber salários na moeda local. Dessa forma, o custo de vida em Portugal é ligeiramente mais acessível que o custo de vida no Brasil. Isso porque um português consegue fazer mais coisas com um salário mínimo lá do que no por aqui.
Fora isso, o aluguel também varia de acordo com fatores internos. A localização de onde se vai morar é decisiva para precificar um imóvel. Quanto mais próximo de grandes centros urbanos, mais caro tende a ser o aluguel.
Qual o preço do aluguel em Portugal?
De forma exata, o preço médio do aluguel de um apartamento com um quarto gira em torno de 600 euros. Se quiser um apartamento com mais cômodos os valores saltam para algo entre 700 e 800 euros. Enquanto isso, apartamentos com dois quartos chegam custar entre 1,2 mil e 1,5 mil euros.
Esses preços são referentes a boas opções de moradia. Isto é: são apartamentos localizados em regiões urbanizadas e de fácil acesso em grandes cidades. É possível conseguir preços menores em imóveis mais afastados.
O salário mínimo em Portugal está perto dos 775 euros, atualmente. Porém, os trabalhos costumam pagar mais do que isso em seu início. Ainda assim, se o imigrante receber apenas esta quantia, a vida por lá não será tão fácil. A não ser que ele vá para uma cidade mais barata.
Aluguéis mais baratos em Portugal
Caso você já esteja fazendo as contas e desistindo do plano de se tornar um lusitano, acalme-se. Existem cidades onde o custo de vida é bem mais em conta. Além disso, Portugal é um país bem menor do que o Brasil. Por isso, nem sempre morar em outra cidade significa estar realmente longe.
Confira as cidades com aluguéis em conta:
Todas as ofertadas abaixo são de apartamentos com um quarto, localizados na região central.
- Bragança: 200 euros;
- Castelo Branco: 275 euros;
- Vila Real: 283 euros;
- Santarém: 400 euros;
- Aveiro: 497 euros.