Se você é motorista e gosta de novidades automobilísticas que facilitem a sua vida, se liga nesta aqui. A Pirelli, acabada de apresentar um pneu com o sistema Seal Inside, entenda como funciona.
Leia mais: Tesla roda com pneus Goodyear sem ar e surpreende especialistas
Além de ser uma ótima opção para locomoção, o carro também precisa oferecer conforto e comodidade ao seu dono. No entanto, todo mundo está sujeito a passar por alguns sufocos com qualquer que seja o veículo, como furar o pneu por exemplo.
Mas, novas tecnologias estão chegando, oferecendo ao público facilidades para resolver perrengues da vida.
O novo pneu da Pirelli é um bom exemplo. Através da tecnologia Seal Inside, a marca garante um pneu que não esvazie quando for furado com objetos que possuam até 5 mm.
Através desse novo sistema apresentado pela marca, os pneus após furados não perdem a pressão, o que no final das contas exigirá apenas um reparo, ao invés da substituição do mesmo.
Quais as vantagens do sistema Seal Inside?
A Pirelli afirma que essa tecnologia permite que o veículo continue rodando normalmente sem que ele perca a pressão de ar em 85% dos casos de perfurações de até 5 mm localizadas na banda de rodagem do pneu. Os dados foram obtidos por meio de testes particulares que foram realizados pela Pirelli, nesses testes os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.
No entanto, é importante ressaltar que, a tecnologia Seal Inside não substitui a avaliação de um especialista para que, caso seja necessário ele faça algum reparo definitivo.
Além disso, a tecnologia pode ser usada em qualquer tipo de veículo, não precisando de aro exclusivo e TPMS (Ture Pressure Monitoring System), para ser usada com segurança no veículo, tudo dependerá da medida.
Como funciona a tecnologia do novo pneu de carro com Sistema Seal Inside
O sistema Seal Inside atual funciona como uma tecnologia de auto vedação. É um material vedante que se incorpora ao objeto que causa a perfuração, como o prego, por exemplo, ele age impermeabilizando todo o contorno do prego, caso ele permaneça no pneu.
Em situações em que o objeto se desprende do pneu, o material vedante preenche o interior do furo selando as bordas.
Qual a diferença entre o Seal Inside e o Run Flat?
Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), tecnologia da Michelin, são caracterizados pelas laterais que são reforçadas e permitem que o veículo continue rodando por um tempo respeitando alguns limites de distância e velocidade, mesmo se um deles perder totalmente a pressão.
Neste caso, quando o pneu é furado o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
A diferença entre os sistemas apresentados aqui está justamente na necessidade da troca do pneu, tendo em vista que o sistema Run Flat só mantém a pressão por um determinado período de tempo. E nesses casos é importante ressaltar que, os veículos que possuem a tecnologia Run Flat têm um limite de quilometragem e uma velocidade máxima segura para continuar rodando.
O Ford EcoSport Titanium 2020, um dos modelos que popularizou a tecnologia no mercado nacional em 2019, pode rodar até 80 km com o pneu furado e em uma velocidade máxima de 80 km/h.