Você gosta quando o seu gato deita em seu colo? Já parou para pensar no motivo dessa atitude? Vamos explicar algumas razões que fazem o seu felino ter esse tipo de atitude e porque o dono deve estimular.
Leia também: Passo a passo para eliminar carrapato do quintal com receitinha caseira
A primeira coisa que você fazer é ficar tranquilo. As interações feitas por seu felino não carecem de preocupação, eles apenas querem aconchego, carinho e proximidade. Quando essa atitude parte de um gato deve ser sempre analisada de maneira positiva.
Fortalecimento da relação
Os gatos são independentes e individualistas, então esse tipo de atitude quase sempre tem o objetivo de tornar mais forte o relacionamento do bichano com o seu dono. É importante dizer que as almofadas de patinhas, chamadas de coxins, são as preferidas dos bichanos.
Proteção
O colo humano transmite proteção e segurança aos gatinhos. Eles entendem que podem contar com a companhia de seu tutor e que ali é seguro e não lhe oferece nenhum perigo. Desse modo, é importante a valorização desse de reconhecimento por parte do animal.
Cuidado para que esse vínculo de confiança não seja quebrado, uma vez que será complicado reatar o laço.
O gato deita no colo para conhecer melhor os seus tutores
O felino também busca esse tipo de afeto para reconhecer o seu tutor, através do ato de cheirar. Com isso, ele consegue identificar se você esteve com outros animais, outras pessoas e por onde andou.