A calibragem dos pneus do carro ainda é um assunto que causa dúvida em muitos motoristas. Saber qual a pressão ideal é fundamental para garantir maior durabilidade das peças e uma maior economia de combustível. Para não ficar no sufoco, confira algumas dicas a seguir!
Leia mais: Os 10 carros automáticos mais econômicos do Brasil
Como não errar na calibragem?
O primeiro passo para atingir esse objetivo é descobrindo a calibragem do pneu. Para encontrar essa informação, basta consultar o manual do carro, mais precisamente no capítulo que trata dos pneus.
Caso o motorista não tenha mais as instruções de uso do veículo, ainda é possível encontrar as informações de calibragem em outras partes do carro. Os locais mais comuns são: nos próprios pneus, na tampa do porta-luvas, na lateral da porta ou na tampa de combustível.
Quais são as siglas de calibragem?
As fabricantes de automóveis utilizam três sistemas para demonstrar a calibragem nos carros. Eles podem ser PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional).
Quando se deparar, por exemplo, com os números ‘2.2/32’, trata-se da calibragem. Enquanto o BAR é um método usado na Europa, o PSI é o sistema usado no Brasil.
Quando é preciso calibrar os pneus?
Muitos condutores acabam esquecendo de calibrar os pneus, ficando um longo período sem prestar atenção nas peças. Com o passar do tempo, isso pode se tornar um problema. Por isso, o recomendado é realizar a calibragem toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias.
O peso do carro influencia na calibragem do pneu?
A reposta é sim. Quanto mais pesado estiver o veículo (tanto com malas ou pessoas), maior será a pressão nos pneus. Por isso, é importante saber a calibragem mínima e a máxima contidas no manual do carro ou nas demais etiquetas espalhadas pelo automóvel.
Estepe também deve ser calibrado?
Assim como os demais pneus em utilização, também é imprescindível calibrar o estepe. Muitas pessoas acabam deixando de lado o pneu extra, sem ter em mente que ele pode ser requisitado a qualquer momento. Por isso, o ideal é evitar que ele esteja meio vazio ou completamente murcho.