Milhões de brasileiros convivem com diabetes no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há aproximadamente 12.054.827 de pessoas com a doença em território nacional. Apesar do grande número de diabéticos, poucas pessoas sabem que existem diversos benefícios à disposição desse público.
Leia mais: Calendário auxílio emergencial retroativo de até R$ 3 mil; Quando sai?
A começar pelo tratamento gratuito pelo SUS. Conforme explica a Lei 11.347/06, pessoas com diabetes têm direito, de forma gratuita, aos medicamentos necessários para o tratamento e controle da doença.
Além disso, também é assegurado o acesso gratuito dos materiais necessários para o monitoramento da glicemia e aplicação dos insumos.
Beneficiários previdenciários
O cidadão com diabetes também têm direito a certos benefícios oferecidos pela Previdência Social. Mas, para isso, é preciso que ele esteja na condição de segurado, ou seja, contribuindo mensalmente. Podemos citar o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, quando o quadro de saúde é mais grave.
Nos dois cenários, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza uma perícia para comprovar a incapacidade ao trabalho pelo segurado. Sendo assim, além de apresentar o laudo com o diagnóstico doença, também é preciso comprovar que ela está impedindo o segurado de realizar suas atividades laborais regularmente.
Por último, casos mais graves da diabetes podem levar à incapacidade ao trabalho permanente. Neste caso, quem for considerado de baixa renda e tiver inscrição no Castro Único (CadÚnico) poderá solicitar o chamado Benefício de Prestação Continuada (BPC).