Criado no ano passado para substituir o Bolsa Família, o programa Auxílio Brasil realiza mais uma rodada de pagamentos em janeiro. A partir do próximo dia 18, cerca de 17 milhões de famílias brasileiras serão contempladas com uma nova parcela do benefício.
Leia mais: Combustíveis: Importadores alertam para risco de desabastecimento
O Ministério da Cidadania confirmou que 2,7 milhões de cidadãos serão incluídos na iniciativa a partir desde mês. A medida dará fim à fila de espera para entrar na folha de pagamento do programa.
Calendário do Auxílio Brasil para janeiro
O Auxílio Brasil continua seguindo grande parte das regras do seu antecessor, como a liberação dos depósitos sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. A ordem também continua sendo a do final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, sem considerar o dígito.
Veja o calendário do programa para janeiro:
- NIS final 1: dia 18 de janeiro;
- NIS final 2: dia 19 de janeiro;
- NIS final 2: dia 20 de janeiro;
- NIS final 4: dia 21 de janeiro;
- NIS final 5: dia 24 de janeiro;
- NIS final 6: dia 25 de janeiro;
- NIS final 7: dia 26 de janeiro;
- NIS final 8: dia 27 de janeiro;
- NIS final 9: dia 28 de janeiro;
- NIS final 0: dia 31 de janeiro.
Valor de R$ 400 está garantido?
O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto estabelecendo que nenhuma família receberá menos de R$ 400 por mês de ajuda. De acordo com texto, o chamado Benefício Extraordinário tem validade até o fim dezembro de 2022.
Vale destacar que o Auxílio Brasil tem algumas diferenças em relação ao Bolsa Famílias, como o pagamento de valores adicionais. São eles: Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar, Benefício de Superação da Extrema Pobreza e Benefício Compensatório de Transição.
Consulta em janeiro
Para verificar se você receberá a parcela de janeiro, basta acessar o aplicativo Auxílio Brasil, ligar para a central de atendimento da Caixa (número 111) ou entrar em contato com o Ministério da Cidadania (número 121).