Novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começam a valer neste ano, mais precisamente a partir do mês de junho. Por isso, motoristas e motociclistas precisam ficar atentos às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Leia mais: DPVAT: Motoristas estão isentos do tributo pelo segundo ano consecutivo
A partir deste ano, as carteiras que forem renovadas vão ter validade maior. Sem contar que até o design das CNHs vai ficar diferente. Veja então quais são as principais mudanças.
CNH em 2022
As mudanças anunciadas pelo Contran mostram que a nova CNH em 2022 vai ficar bem diferente. O documento vai trazer ainda mais informações sobre os condutores. Ou seja, tudo vai estar reunido no mesmo documento. As mudanças não são obrigatórias de imediato. Assim, vale para quem for tirar a carteira ou quem está renovando a CNH.
Tem mudança também para os motociclistas, com a inclusão de categorias, como a ACC para os motociclistas autorizados a conduzir ciclomotores. Além da categoria A1, que permite pilotar motos de até 125 cilindradas.
Além disso, a nova carteira também vai trazer informações médicas, como as restrições de cada condutor. Por exemplo, se precisa de lentes corretivas, como óculos. Ou se a pessoa faz uso de alguma prótese auditiva. Todas essas informações vão ser encontradas na nova CNH.
A nova CNH em 2022 vai continuar com o QR Code, que já é disponibilizado nas carteiras emitidas desde o ano de 2017. Lá estão outras informações relevantes dos motoristas, menos a assinatura.
O novo documento vai poder ser expedido tanto pelos meios físicos, digitais. Ou, se preferir, o condutor pode ter nas duas versões. Além disso, a nova CNH vai vir nas cores verde e amarelo e vai ter ainda uma tabela que vai indicar todos os tipos de veículos que o condutor está habilitado a dirigir.